© 2016 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.

7 Passos para exportar: Os principais passos para uma exportação de sucesso.


Um dos principais meios para que uma empresa pudesse expandir seu alcance e assim potencializar seus lucros sempre se encontrou na exportação, com essa sendo o principal meio de aumento do alcance de uma empresa e a oportunidade de ela passar a ser vista com bons olhos no cenário internacional.

Para que uma exportação ocorra com o devido sucesso e que não existam riscos em seu processo existem 7 passos essenciais, que devem ser conhecidos e entendidos de forma clara.


Os passos para uma exportação bem-sucedida são:

1. Prepare sua empresa para a exportação

Através dos portais legais do governo federal, como o Siscomex, cadastrar a empresa para inseri-la no REI – Registro de Exportadores Importadores, assim tornando-a hábil a exportação.

2. Compreenda os tipos de exportação

A exportação pode ser dividida em duas categorias: direta e indireta.

2.1. Exportação direta: operação realizada pela própria empresa, sendo ela que cuidará de todos os processos legais e comerciais referentes a ele.

2.2. Exportação indireta: todos os processos de exportação são realizados por empresas intermediárias especializadas nesse tipo de serviço.

3. Analise a viabilidade da exportação Nesta etapa se realiza uma análise de mercado para encontrar as melhores oportunidades no exterior e assim garantir que seu produto será inserido no mercado certo, aumentando as chances de sucesso de sua inserção internacional. Apresenta-se como uma das mais importantes etapas de todo o processo, uma vez que garante a viabilidade da exportação.

4. Negocie e se prepare a exportação Após a seleção do mercado correto para exportar, inicia-se a fase de busca pelos importadores dentro do país de destino, negociação com os mesmos para realização da exportação e preparação do embarque para saída do país. É necessária muita atenção durante esta etapa para que se evitem problemas com os importadores, selecionando os mais confiáveis e para que todo o processo aduaneiro seja realizado de forma correta, evitando atrasos e multas durante o processo. Quer saber mais? Clique no link e descubra como encontrar os melhores clientes fora do país.(COMO ENCONTRAR CLIENTES FORA DO PAÍS?)

5. Prepare seus documentos Para que a exportação seja bem-sucedida é necessária a preparação dos documentos pré-embarque e pós-embarque, sendo esses necessários para que o produto saia do país de origem sem problemas e consiga entrar no país de destino com sucesso.

6. Atenção aos procedimentos administrativos Atenção com relação a regulamentação perante todos os órgãos públicos tanto nacionais como internacionais é extremamente necessária, seguindo todos os códigos impostos por ele e alinhando o produto a tudo que é pedido.

7. Receba o valor creditado com a exportação Apresentação dos documentos ao banco do importador para liquidação do valor obtido, sendo esse depositado na conta do exportador mediante conversão cambial.

Precisa de ajuda no processo? Para mais informações sobre os principais passos para exportação, entre em contato com Orbe – Consultoria Internacional.

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

#empresarial #exportação #empresa