Como investir em responsabilidade social pode ser bom para minha empresa?

Atualizado: Abr 26


Em um mundo em que temas como sustentabilidade e engajamento social estão em alta, a necessidade de contribuição com a sociedade cresceu nos consumidores.

Desse modo, estes não procuram mais comprar apenas um produto, mas sim a ideia que o mesmo transmite e seus valores para com o mundo. E é aí que entra a responsabilidade social.

Ela passou de um tema bastante abordado no meio corporativo para ser incorporado em estratégias de grandes empresas. Companhias como Nokia, Avon e Coca-Cola já adotaram a ação em sua estratégia de marketing para fortalecer suas marcas e agregar valor a serviços e produtos, enquanto produzem benefícios para as comunidades em que se encontram, contribuindo para um melhor desenvolvimento da população.


Exemplos de sucesso

Exemplos de empreendimentos sociais que constituem estratégias de sustentabilidade para as empresas à longo prazo são: O Coletivo Coca-Cola, a campanha Avon contra o câncer de mama e a Fundação Nokia de Ensino.

A partir da lógica do bom desempenho e do lucro, a preocupação com os efeitos ambientais e sociais que as indústrias causam é uma determinação do mercado, e não mais apenas uma opção.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope Ambiental, em setembro de 2011, 70% dos consumidores já buscam informações a respeito do engajamento das empresas com o tema.

Estratégia da Coca Cola

Em Junho de 2009, a Coca-Cola criou o projeto Coletivo Coca-Cola, pensando em desenvolver ações que beneficiassem a vida de brasileiros de comunidades carentes.

O projeto leva o modelo de negócio social para mais de 60 localidades espalhadas por Estados do Brasil.

Sua ferramenta central são os cursos de capacitação para pessoas carentes, como empreendedorismo familiar, técnicas para trabalhar no varejo e design de embalagens recicladas.

A empresa pretende alcançar 400 mil pessoas através do método de capacitação, até 2014. Em entrevista realizada a revista Exame, Claudia Lorenzo, diretora de negócio social da Coca-Cola Brasil, afirmou que “quanto mais o conceito de negócio social crescer, conseguiremos massificá-lo. O objetivo é transformar a vida das pessoas e expandir o conceito para outras companhias. Afinal, se podemos fazer, outras empresas também podem realizar projetos semelhantes e passar o exemplo adiante”.

Todas as iniciativas da empresa procuram transmitir otimismo para os consumidores, constatando um dos seus principais slogans, “Abra a felicidade”. Para todas as empresas é importante repercutir os valores da marca por meio de suas atividades.


Diálogo com os consumidores

Os resultados positivos gerados pelas empresas vão muito além do impacto aos participantes das iniciativas sociais. Essas ações são também um grande passo na direção da atração de novos públicos, uma vez que os consumidores estão cada vez mais atentos ao comportamento das companhias.

A partir do exemplo da Coca Cola, pode-se perceber que a Responsabilidade Social tem refletido em extremos resultados, tanto sociais, como econômicos, pois em conjunto com o Marketing, este modelo de gestão tem originado maior visibilidade da empresa.

Além disso, tais ações servem para expandir as práticas adotadas pelas companhias junto à sociedade, que reconhece as mesmas como tendo uma utilidade acima das expectativas.

Como se tornar uma empresa socialmente responsável?

Então, se você quiser impactar a sociedade positivamente e passar às pessoas uma imagem de comprometimento com o próximo, clique no link, e saiba como se tornar uma empresa engajada socialmente!


Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.