© 2016 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.

5 Benefícios da Internacionalização | Orbe Consultoria Internacional

Atualizado: Fev 14


A internacionalização pode ser definida como um processo de interação de uma empresa fora do seu mercado local ou de origem. Com isso, podemos dizer, que as empresas que almejam ultrapassar os limites geográficos de sua matriz, muitas vezes o fazem por diversas razões,como, buscar uma alternativa para a saturação do mercado nacional, diversificar seus produtos, obter vantagens em tecnologia, otimizar seu porte de estrutura e produção, dentre outros.


Como são muitas as razões que levam uma empresa a se internacionalizar, também são diversas as inseguranças que envolvem esse processo, mas deixemos bem claro que pode ser uma oportunidade muito benéfica e vantajosa, caso seja desenvolvida sob um plano de execução bem estruturado e alinhado com os valores da organização.


E para mostrar que a internacionalização é um ponto chave no processo de desenvolvimento e sucesso do seu negócio uma vez que a empresa enfrenta um cenário desafiador e ao mesmo tempo oportunista, listamos 5 benefícios que a execução de um plano seguro e bem estruturado de internacionalização pode trazer a sua empresa.

1. Ganho de novos Mercados: Um dos principais incentivos, pois há a expansão do mercado consumidor, o que, consequentemente, resulta na potencialização da produção e talvez no aumento da estrutura produtiva, gerando mais lucro.

2. Diminuição de riscos pela diversificação de mercados: Ao expandir o mercado consumidor, o seu produto deixa de ser dependente de um mercado específico e da concorrência local, o que favorece o planejamento e aumenta a segurança de venda uma vez que não há o risco de grande diminuição do consumo;

3. Diminuição de custos: Uma grande vantagem para quem exporta é a redução da carga tributária oferecida por muitos dos países de destino da exportação, por isso é necessário um estudo detalhado de qual o melhor país para inserir o seu produto.

4. Acúmulo de experiência de mercado: Atuar em novos mercados de outros países nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, é bem provável que ao longo dessa caminhada a empresa consiga concentrar uma boa bagagem de experiências que poderá fazer diferença em termos estratégicos para a organização;

5. Criação de uma marca global: Ao expandir o seu negócio é inerente que a qualidade de valor agregado será melhorada frente aos clientes. Desta forma há a oportunidade de desenvolver uma marca de referência global, pois garantirá mais segurança aos seus clientes uma vez que possui a qualidade de “empresa exportadora” e “ bom produto”, com isso é possível que aumente a credibilidade e visibilidade da marca que por consequência leve a um aumento no consumo.