© 2016 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.

Conheça a APEX | Orbe Consultoria Internacional

Atualizado: Jan 18


As empresas brasileiras que desejam internacionalizar os seus negócios contam com a ajuda do governo federal para realizar suas atividades. Um dos órgãos mais importantes para tal feito é a agência brasileira de promoção de exportações e investimentos (APEX Brasil) que atua com objetivo de promover os serviços e os produtos brasileiros no exterior e de atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da nossa economia.


A agência realiza uma série de ações para promover as exportações e os produtos brasileiros no exterior, como rodadas de negócios, missões prospectivas e comerciais, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais, além de acompanhar a visita de compradores e formadores de opinião estrangeiros para que conheçam a estrutura produtiva do nosso país. Todas essas ações se voltam para a construção da “marca Brasil” no exterior.


Um dos principais serviços da Apex Brasil é o apoio à exportação de empresas nacionais, por meio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O seu principal objetivo é qualificar empresas para que iniciem ou ampliem seus processos de internacionalização de forma segura e planejada.


O programa está presente em todas as regiões do Brasil e é implementado com o auxílio de instituições de ensino (Universidades, Fundações de Amparo à Pesquisa ou Institutos Tecnológicos). No Estado de São Paulo, a PEIEX atualmente possui dois núcleos operacionais: na região metropolitana, seu representante é a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), e no interior, pela Fundação de Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP).