© 2016 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.

Estratégias para atração de investimentos: conheça o Guia do Investidor


A Orbe é uma empresa júnior de relações internacionais da UNESP (fazemos parte do MEJ – Movimento Empresa Júnior) que foi criada em 2003. Estamos há 16 anos no mercado com o objetivo de possibilitar aos estudantes a experiência corporativa através dos nossos projetos de internacionalização. Com o apoio de profissionais qualificados e entidades de classe, somos uma associação sem fins lucrativos que oferece consultoria aos setores empresarial e governamental.

O projeto governamental existe desde 2014, e tem o objetivo de colocar o município no mapa internacional, aumentando sua visibilidade e a possibilidade de atração investimentos, viabilizando mais e melhores projetos de políticas públicas, trazendo uma maior efetividade para as diferentes gestões através de dois produtos o “Guia do Investidor” e a “Agenda Internacional”

Abordaremos aqui neste texto o Guia do Investidor.

O Guia do investidor da Orbe é um material estratégico e mercadológico estruturado a fim de expor as potencialidades e atrair investimentos para o município.

No primeiro passo é feita uma rigorosa coleta de informações do município, tais como: aspectos sociais, políticos, econômicos, infraestrutura, inovação e empreendedorismo assim como reconhecimentos nacionais e internacionais. A partir das informações levantadas são definidas as potencialidades da cidade e suas deficiências são lapidadas, tornando o município mais atrativo. Assim, elaboramos um conteúdo com linguagem mercadológica, na língua nacional e estrangeira a partir dos interesses pré-definidos pelo contratante.


O caso mais recente ao qual trabalhamos foi com a cidade de Franca-SP, um município com o parque industrial voltado para calçados, alimentos, cosméticos e lingerie, além de almejar a reestruturação do antigo aeroporto para o município. Através do nosso Guia do Investidor, Franca expôs seus atrativos a fim de atrair novos investimentos no Invest São Paulo, um importante evento para a atração de investimentos.

#internacionalização #Investimento #paradiplomacia #GuiadoInvestidor #Municipios #Cidades #GestãoPública