top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

3 Tipos de atuação social corporativa

Se você é empresário e pensa futuramente em internacionalizar, é importante entender o terreno que está pisando! Cada vez mais empresas que se destacam no mercado têm investido cada vez mais na imagem e nos valores que sua corporação deseja passar para a sociedade. Inclusive, elas têm investido na atuação social corporativa para conseguir alcançar e estar páreo para a competitividade no exterior! Hoje, A Orbe - Consultoria Internacional vai te esclarecer os três tipos de atuação social que a sua empresa pode investir para alavancar no mercado.


Filantropia Empresarial


Esse tipo de responsabilidade social é o mais conhecido! Já escutou esse termo dentro de entidades católicas? Pois bem, é daí mesmo que surge esse tipo de ação, muito bem conhecido como uma caridade e majoritariamente temporária. A filantropia ocorre por meio de doações de recursos, seja financeiro ou materiais para entidades, comunidades ou qualquer tipo de espaço que esse dinheiro irá ajudar!


Cidadania Empresarial


Essa forma de responsabilidade social é sobre o engajamento que a sua empresa tem em programas sociais de participação comunitária! Mas você deve estar se perguntando como exatamente ocorre esse engajamento, certo? Ele pode se dar de várias maneiras, incluindo no encorajamento dos seus funcionários ao trabalho voluntário, seja cedendo espaço e recurso da empresa para o desenvolvimento dessas atividades, seja incentivando a través do desconto de horas da jornada de trabalho. Outra forma de instigar o engajamento é através de parcerias com associações/fundações que trabalham com o voluntariado, incentivando a aproximação de funcionários e entidades que fazem parte da parceria.

O termo de “Cidadania Empresarial” realmente remete a empresa como um cidadão dentro de uma comunidade, com deveres e direitos, apontando para a sua atuação de forma ativa dentro de suas cidades e comunidades, tendo direito a voz e deveres de ações no espaço público.


Responsabilidade Social Corporativa


Esse tipo de responsabilidade é o “mais completo” e complexo possível dos três. Essa abordagem simboliza a amplitude da atuação social da empresa em que a atividade social está presente em todos os âmbitos da empresa. Essa responsabilidade social deve buscar beneficiar a sociedade, investir na realização profissional de seus funcionários, impulsionar formas de beneficiar os parceiros e o meio ambiente e trazer retorno para os investidores.



Para deixar claro, a responsabilidade social corporativa não se limita a somente respeitar as leis trabalhistas, mas ela se expande no sentido de se integrar à sociedade como membro, ajudando a se desenvolver e procurando sempre participar diretamente das ações comunitárias de região na qual está inserida.

Dentro de cada tipo de atuação social, existem inúmeros modos de colocar em prática, seja atuando eticamente nas suas atividades produtivas, investindo socialmente em instituições, desenvolvendo programas de voluntariado, abraçando iniciativas de marketing social, incentivando na educação, debate político e conhecimento em comunidades, contribuindo no desenvolvimento de políticas fiscais, etc. Basta você encontrar o tipo de ação social que mais se molda a sua empresa e ir fundo! Assim, um dos passos para inserir sua empresa em um mercado internacional já está feito.






bottom of page