top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Como a alta da Gasolina e de outros combustíveis pode afetar as exportações Brasileiras?

Se você é brasileiro, você percebeu que esses últimos tempos têm nos surpreendido com o aumento dos preços de muitos bens de consumo, principalmente dos alimentos e do combustíveis. Contudo, principalmente a gasolina e o diesel vem assustando pois já são mais de seis semanas que os combustíveis têm sofrido elevações em seus preços.


Como resposta rápida, os aumentos se dão pela desvalorização da moeda brasileira, o real. A moeda sofre também com a falta de investimentos que são propiciados pelo cenário político brasileiro advindo das ações do executivo sobre as políticas econômica e monetária do país.


Mas o fato de você estar aqui, é isso impacta nas exportações brasileiras? Bem, para obtermos esta resposta precisamos entender melhor sobre todas as variantes que impactam sobre o preço dos combustíveis. Por isso, a Orbe - Consultoria Internacional separou algumas informações para você! Se você caiu aqui de paraquedas, vem descobrir um pouco da nossa história e entender porque somos uma das EJs líderes no nosso segmento!


Mas, afinal como é formado os preços dos combustíveis?


Importante entender que a formação dos preços dos combustíveis são exercidos pelo preço que a Petrobras exerce nas refinarias, mais os valores das tributações federais e estaduais (PIS/Pasep, Cofins, Cide, ICMS), sem falar nos custos de distribuição e revenda.


Vale ressaltar também que, o custo do etanol anidro impacta no valor da gasolina, e do diesel que tem incidência no biodiesel. Ou seja, os outros combustíveis impactam também nos valores dos combustíveis definidos como base.


Por exemplos vamos dar uma olhada nas porcentagens por combustível na delimitação dos valores:


GASOLINA


  • 33,6% pela Petrobras

  • 27,6% por ICMS

  • 16,9% por Etanol Anidro

  • 11,5% por Cide, PIS/Pasep e Cofins

  • 10,4% por Distribuição e Revenda


DIESEL


  • 52,4% pela Petrobras

  • 15,9% por ICMS

  • 11,2% por Biodiesel

  • 6,9% por Cide, PIS/Pasep e Cofins

  • 13,4% por Distribuição e Revenda


Impacto do Dólar


Vale destacar que o principal vilão para este aumento dos preços trata-se de ser o Câmbio. As atuais políticas econômicas definidas pelo governo brasileiro impactam diretamente, o câmbio brasileiro vem sendo desvalorizado perante ao dólar, apesar de ser muito favorável para as exportações e ser quase que um incentivo/convite aos empresários brasileiros ofertarem seus produtos no exterior. O lado negativo é refletido por exemplo nas bombas de combustíveis. Venha conhecer o novo marco legal do câmbio!





Instabilidade Política


Independente de seu posicionamento político, é um fato que política interfere diretamente na economia e nos negócios, e atualmente os exemplos vivenciados no Brasil não tem se demonstrado positivos para fortalecer a economia. Alguns exemplos que podem ser citados e que refletiram diretamente na economia e nas exportações brasileiras:


Em 7 de setembro de 2021, as falas proferidas pelo atual presidente da república possuíam caráter golpista e colocavam em risco a democracia brasileira, sem mencionar a descrença do Presidente da República no próprio sistema eleitoral. Consequentemente esses discursos assustaram os investidores estrangeiros, pois eles ajudam a elevar o grau de incerteza de segurança no país, o que eleva os indicadores de instabilidade. Outro ponto é, a falta de compromisso do próprio governo com o teto de gastos para o financiamento do Auxilio Brasil, o que novamente impacta, favorecendo a instabilidade, o que abaixa o grau de confiança no atual governo o que aumenta a desconfiança internacional com o perigo de calote. Ou seja, todas essas ações impactam diretamente o câmbio, a procura por real diminui, a demanda por dólar aumenta, e por consequência o real se desvaloriza.


Entenda como o cenário político pode interferir em seu segmento de mercado! Veja as previsões para o mercado de chocolate!


Mercado externo, e a demanda por petróleo


Com toda certeza, em algum momento de sua vida você já deve ter ouvido, ou lido em alguma reportagem sobre o preço do barril do petróleo no mercado internacional. O petróleo nada mais é que uma commodity, e uma de extrema relevância para todas as economias do mundo.


Passado o choque da pandemia que ocorreu em 2020 que propiciou uma queda na demanda, as estimativas para os próximos dois anos é de um aquecimento nas economias. O aquecimento das economias demanda maior utilização do petróleo, seja para produção de energia, uso na indústria, ademais, deste modo há uma grande demanda que faz com que o preço desta matéria prima encarecer.



Se fizermos referências aos preços de venda dos combustíveis praticados pela Petrobrás que passaram a seguir o valor do petróleo no mercado internacional e a variação cambial, alteração executada pelo ex governo de Michel Temer. Assim, há uma cotação mais elevada do petróleo e uma desvalorização do real, que apresentou potencial para contribuir com a alta da inflação no Brasil.


Impacto nas Exportações?


Se você chegou até aqui, agora você já sabe o que analisar para julgar o aumento dos preços nos combustíveis, vimos desde tributação, cenário político interno, câmbio e o cenário internacional, se sente mais preparado?


Okay, mas como isso pode impactar as exportações brasileiras? Ou como isso pode impactar de forma negativa as exportações do meu negócio?


Primeiro de tudo, o maior impacto vai ser sentido no seu bolso, o combustível é um item fundamental na atualidade, afinal ele nutre e faz funcionar a logística, os fretes, ele faz com que os meios de transporte se desloquem para que as mercadorias cheguem a seus destinos.


Consequentemente, há um aumento no custo da cadeia de produção, que será repassado posteriormente para o consumidor final. Neste repasse é que pode começar a instabilidade de diminuição no número de vendas, o consumidor final pode começar a buscar por produtos mais em conta, caso ele não veja qualidade e preço justo no valor cobrado pela sua mercadoria.


Pensando nesta situação, a Orbe - Consultoria Internacional vem desenvolvendo soluções para você, em vista de propiciar um investimento mais seguro e certeiro para minimizar os custos e riscos.


Se você é empresário e deseja exportar, mas apresenta dificuldades com a logística, nós da Orbe - Consultoria Internacional estamos desenvolvendo o serviço de análise logística que visa oferecer as melhores rotas estratégicas, aquelas que melhor beneficiem sua mercadoria a atingir seu destino final. Ficou interessado? Fale com um de nossos especialistas!


Se você deseja exportar, mas não sabe por onde começar, venha olhar nosso portfólio, com toda certeza temos um serviço que atende uma de suas necessidades. Temos serviços de consultoria especializada, afinal são mais de 18 anos de mercado! Conheça nossos serviços!


E se você gostou desse conteúdo venha conhecer nosso Instagram e nosso Linkedin, eles são atualizados semanalmente com conteúdos práticos e dinâmicos para você se manter o mais informado possível sobre tudo o que acontece no internacional!



Fontes: G1 | Petrobrás | Estadão | O Globo |

Comments


bottom of page