A importância de contatos estratégicos no processo de exportação

Atualizado: Mai 13


Se você é um empresário exportador, é provável que conheça a importância que as estratégias de exportação possuem para alcançar grandes resultados no cenário internacional. Conhecer o mercado alvo por completo e todas as características é apenas um dos passos que podem determinar que o seu produto se torne preferencial do que o produtos de seus concorrentes. Partindo dessa perspectiva, um outro passo que merece investimento é o levantamento e a qualificação de possíveis contatos no mercado alvo desejado. Por isso a Orbe Consultoria Internacional separa 3 vantagens que os contratos estratégicos podem beneficiar.


3 vantagens de ter contatos estratégicos


1. Exportação Direcionada ou senso de direção

Com a obtenção de contatos estratégicos, sua exportação diminui os riscos de perda de investimentos devido ao fato de definir uma direção para qual seu produto, ou serviço deve seguir. Desta forma é mais fácil estabelecer uma organização para melhor atingir os objetivos e as metas de sua empresa, pois você adquire parceiros. Esses parceiros, ou também podemos chamá-los de importadores, são responsáveis pela comercialização do seu produto e da sua distribuição dentro do país que você escoa sua produção.


2. Impulsionamento do Market Share e da Lucratividade

Market Share, ou também conhecido com Quota de Mercado, pode ser definido como participação de mercado, ou porção de mercado. Sua medida quantifica em porcentagem a quantidade do mercado dominado por uma empresa, ou seja, os contatos estratégicos podem impulsionar e fornecer informações valiosas sobre tendências de mercado, segmentos de consumidores e ofertas de produtos e serviços que podem impactar completamente o sucesso vendas. Um bom investimento no planejamento e na estruturação em seu plano de negócios para exportação, com ajuda de seus parceiros os esforços de vendas e marketing aumenta a probabilidade de resultados positivos que impactam diretamente na lucratividade.


3. Maior durabilidade de negócios

Em tempos de globalização e transformações constantes no mercado internacional, é importante estar preparado para tempos de crise. E para se ter uma base sólida, ter parceiros de negócio como os importadores e distribuidores, podem lhe ajudar nos tempos de dificuldade uma vez que eles conhecem o seu produto e elegem com um reconhecimento de qualidade. À vista disso, pode-se compreender que o mercado para o qual eles querem importar é um potencial em vendas, e se as vendas apresentam um bom desempenho, os contratos de exportação com maior durabilidade de tempo e maior quantidade em volume são acordados.


Há uma enorme variedade de compradores potenciais para os mais diversos tipos de produtos e serviços. Selecionar cuidadosamente esses compradores é um passo essencial para empresas que buscam exportar com qualidade. A identificação de importadores e distribuidores no mercado alvo tornam a jornada de exportação mais assertiva promovendo maior consolidação do produto dentro no mercado.


Quer encontrar os melhores clientes para o seu produto no mercado internacional? Temos a solução para você! Agende um diagnóstico gratuito agora.


Fontes: Rock Content | Up2 Place | Agendor | SiteWare



Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.