top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Agronegócio Brasileiro: Panoramas da Exportação de Soja

Atualizado: 17 de fev. de 2021

Se você é um pequeno produtor, ou um pequeno fazendeiro nos ramos da agricultura ou da pecuária muitas vezes já deve ter se perguntado o que é o agronegócio? Como participar? Apenas grandes produtores podem fazer parte? Eu posso exportar?


O que é o Agronegócio?

Se você é brasileiro muitas vezes já ouviu o lema “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”. Basicamente quando você analisa esse lema e pega para estudar de perto percebe ele é uma cadeia de atividades de produção e subprodução vinculados na tecnologia e na biotecnologia para alcançar o máximo da produtividade nos setores de agricultura e pecuária.


Também é muito normal a associação de produtos somente in natura, como carne, leite, ovos, grãos. Porém, tudo pode começar in natura, mas a segmentação de produtos vai muito mais além, a partir da agroindústria, ela transforma essas matérias primas em outros produtos, podendo ser frigoríficos, produção têxtil ou alimentícios. Os principais setores são álcool e açúcar, café, grãos (soja), frutas e sucos, carnes e couro, algodão e produtos florestais.


Como dito, o agronegócio é uma cadeia. Ele vai desde os produtores à agroindústria, a bancos que oferecem incentivos aos produtores, a lojas que fornecem equipamentos, a lojas que vão direto ao consumidor ou até mesmo acaba englobando todo o ecossistema que se refere a exportação. O agronegócio é responsável por 33% do Produto Interno Bruto do Brasil(PIB), 42% das exportações totais e 37% dos empregos brasileiros.


Neste artigo, abordaremos a soja, e seu salto incrivelmente positivo para as exportações brasileiras, demonstrando sua importância para o comércio internacional.

Cenário nacional e internacional positivo

Para o ano comercial a safra de soja 2019/2020 foi estimada em 125 milhões de toneladas e as exportações foram estimadas em 75 milhões de toneladas, contra 74 milhões toneladas na safra anterior. Isto tudo, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), afirma que, assim, o Brasil passará os Estados Unidos e ocupará a posição do maior produtor de soja internacional.


Sobre o ano de 2020, de janeiro a maio, o Brasil vem quebrando barreiras quando o assunto é exportação de soja. O país já embarcou 49,725 milhões de toneladas do grão, alta de 36,1% ante o mesmo período de 2019. Para a maior parte dos analistas, a partir do mês de maio o Brasil sentiria a redução nas vendas nas exportações. O mês de maio fechou com vendas de 13,915 milhões de toneladas inferiores às registradas em abril 14,259 milhões de toneladas, entretanto as vendas de maio superaram as expectativas.


Principais destinos internacionais da Soja

Os principais destinos internacionais das exportações de soja são 10 países que provavelmente não são tão conhecidos. O mais popular e que ocupa a primeira posição de destino internacional, é a China, entenda sua importância para a economia brasileira! Das 49 milhões de toneladas vendidas este ano, 73% foi somente para os chineses. Na segunda posição de maiores consumidores das exportações brasileiras de soja vem a Espanha, consumindo 4% (1,978 milhão de toneladas) do total; em seguida vem a Holanda com também 4% (1,808 milhão de toneladas); próximo a Turquia com 3% (1,466 milhão de toneladas); quarto lugar o Paquistão e a Tailândia com 2% (861 mil de toneladas); os destinos restantes das exportações do grão temos México , Bangladesh e Rússia cada um representando 1% do total.


Derivados da Soja e novos potenciais consumidores internacionais

A soja é um ingrediente amplamente usado por toda a indústria de alimentos e a partir do grão é possível fazer uma série de produtos que podem agregar mais valor. Começando por um item fundamental e presente na mesa de muita gente, o óleo de soja, a base para o cozimento de outros alimentos, fundamental nas produções domésticas ou em escala maior de lanchonete e restaurantes. Outro alimento básico e fácil de produção é o leite de soja, uma opção, com o aval dos nutricionistas, para você que sente dificuldades em consumir o leite de vaca. Depois desses itens básicos, pode-se encontrar iogurte de soja, molho shoyu, tofu, proteína texturizada e endamme.


Você deve se perguntar: mas por que estamos colocando todas essas opções? Se você for antenado nas ondas de consumo mundial, vai se deparar com o “Veganismo”, uma das fortes tendências de mercado atual. O Veganismo é um estilo de vida que coloca um fim no consumo de carne, ou qualquer derivado de origem animal, entretanto é uma ideologia que vai muito além da alimentação. O veganismo vem ganhando popularidade entre os mais novos e conquistando cada dia mais gente. Desta forma, também é introduzido um novo pensamento saudável de alimentação, que busca opções para substituição da carne, sendo a soja e seus derivados ótimos substitutos.


A Orbe Consultoria Internacional mostra este reflexo em outros países. No Reino Unido, 12% do total da população decidiram abandonar a carne, entre os jovens de 16 a 24 anos a porcentagem sobe para 20%. Na Suécia, 10% do país se identifica como vegetariano ou vegano, e tal identificação vem crescendo 4% nos últimos cinco anos, segundo pesquisas da “Animal Rights Suécia”. Em Israel, segundo o “JSpace Notícias” estima-se cerca de 300 mil pessoas, 4% da população total. Já a Alemanha possui cerca de 7 milhões de vegetarianos e vem experimentando uma demanda crescente por produtos à base de plantas. Até mesmo os Estados Unidos, segundo a empresa global de pesquisa “Mintel”, conta com 36% de sua população adepta a alternativas à carne, como os derivados de plantas.


Então, ficou Interessado nas oportunidades internacionais de mercado?

A Orbe Consultoria Internacional tem uma série de serviços que são desenvolvidos para facilitar, ampliar e conquistar novos mercados para o seu produto. Venha conhecê-los, amplie seus horizontes com a exportação. Agende uma reunião de diagnóstico, é gratuita!


Aproveite e fique um pouco mais! Com 17 anos de mercado a Orbe Consultoria Internacional vem se renovando constantemente, conheça nossos materiais gratuitos para tirar dúvidas sobre todo o processo de exportação.



bottom of page