Agronegócio Brasileiro: Panoramas da Exportação de Suco de Laranja

Se você é empresário, dono de um negócio de pequeno a médio porte já deve ter se perguntado, eu faço parte do agronegócio? Eu posso exportar? Como eu inovo e aumento meus lucros? A Orbe - Consultoria Internacional está aqui para informá-lo sobre o porquê você deve começar a considerar a exportação um bom negócio!


O que é o Agronegócio?

O Agronegócio é uma cadeia de atividades de subprodução e produção. Associado ao desenvolvimento tecnológico alcança o máximo de sua produção no setores de agricultura e pecuária. Entretanto, não é somente a produtividade que compõem essa cadeia, ela também é composta por agroindústrias, bancos, lojas e todo o ecossistema associado ao comércio exterior de exportação. Desta forma, por englobar toda essa cadeia econômica, o agronegócio representa 37% dos empregos brasileiros, 42% das exportações brasileiras e 33% do Produto Interno Bruto do Brasil.


Também é muito normal a associação de produtos somente in natura, como carne, leite, ovos, grãos. Porém, tudo pode começar in natura, mas a segmentação de produtos vai muito mais além, a partir da agroindústria, ela transforma essas matérias primas em outros produtos, podendo ser frigoríficos, produção têxtil, alimentícios. Os principais setores são álcool e açúcar, café, grãos(soja), frutas e sucos, carnes e couro, algodão e produtos florestais.


Neste artigo será abordado especificamente o principal produto derivado da laranja, o seu suco.


Cenário das exportações brasileiras

Segundo a CitrusBR (Associação de Nacional dos Exportadores de sucos Cítricos), as exportações avançaram cerca de 24% em volume e 11% em receita no primeiro quadrimestre da safra 2019/2020, tendo um volume de 379.457 toneladas, e um faturamento de 655,4 milhões de dólares, o volume corresponde ao suco de laranja concentrado e congelado, e do suco natural. A CitrusBR diz que o aumento do volume ocorre devido a necessidade de se esvaziar os tanques para que se possa receber suco da nova safra, considerada maior. Desta forma, o aumento no volume do produto já era uma estatística calculada.

O Brasil é o maior produtor de suco de laranja mundial, mas o setor está se recuperando de uma queda de 17% na safra de 2018/2019 em comparação com sua safra anterior a de 2017/2018, mesmo com o valor das exportações totais somando 1,6 bilhões de dólares correspondem 16% a menos do valor total das exportações da safra anterior.


Principais Consumidores das Exportações brasileiras

Desde 2015 a 2020, entre os maiores consumidores das exportações brasileiras de suco de laranja pouca coisa mudou, no topo da lista para entressafra de 2019 e 2020 ainda estão os Estados Unidos e a União Europeia. Para os EUA ocorreu um recuo de 5% nas exportações, totalizando 53.488 toneladas contra 56.087 toneladas no período anterior, caindo o faturamento para 85,5 milhões de dólares.


Já em relação a União Europeia, ocorreu um aumento de 31% nas toneladas, as quais correspondem agora como 277.709 contra 212.785 da entressafra de 2018/2019. O faturamento correspondeu para 488,3 milhões de dólares, destacando que a União Europeia consumiu cerca de 70% das produções brasileiras, os principais países dentro do bloco que se pode destacar são Alemanha, França e Reino Unido. Saiba como exportar para União Europeia Agora!


Para o terceiro e quarto lugar, o destaque vai para continente asiático, sendo o Japão (terceiro) 19.903 toneladas, 17% a mais que o volume embarcado no mesmo período da safra 2018/2019. O faturamento fecha 8% maior com 34,6 milhões de dólares no período atual. Já o quarto colocado é a China, a qual apresentou o maior aumento tanto no volume quanto no faturamento. No volume a alta foi de 109% de 7.082 toneladas para 14.768 toneladas, e o faturamento corresponde 44% maior, de 14,5 milhões de dólares para US$ 20,9 milhões. Entenda porquê exportar para a China!


E aí, ficou interessado nas inúmeras oportunidades de Exportação?

A Orbe - Consultoria Internacional, com 17 anos de mercado, com seu amplo portfólio de serviços, consegue proporcionar o direcionamento correto e a facilitação da inserção do seu produto em novos mercados! Conheça nossos serviços!


Aproveite e fique um pouco mais! Agende uma reunião gratuita de diagnóstico! A Orbe - Consultoria Internacional, vem se renovando constantemente, conheça nossos materiais gratuitos para tirar dúvidas sobre todo o processo de exportação! Além de oferecer uma série de novas tendências de mercado toda a semana!


Fontes: CitrusBR | G1 | GloboRural | BBC | ISTOÉ




Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.