top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Álbum da Copa do Mundo: saiba mais sobre o fenômeno da Sazonalidade de Mercado.

Já é de conhecimento mundial que o mercado é explicitamente afetado por eventos esporádicos, o que é chamado de sazonalidade. Quem nunca notou, em datas especiais anuais, como Natal, Carnaval, que todo o comércio oferece uma variedade de produtos nichada, como por exemplo, guirlandas, árvores de natal, fantasias, confete e serpentinas? Porém, a sazonalidade também pode ocorrer com eventos bem específicos e esporádicos, ou seja, que não são realizados anualmente, como é o caso da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Estes são denominados de super sazonalidades.


Nestes eventos citados, é muito comum ver a venda de produtos relacionados ao esporte, como uniformes de jogos, bandeiras, acessórios decorados entre outros artefatos decorativos No Brasil, atualmente, isso ocorre a partir do álbum de figurinhas colecionáveis da Copa do Mundo de futebol. A “febre” das figurinhas começou meses antes do início do evento e domina as escolas, bancas de jornal e toma conta da internet com aplicativos e grupos de troca nas redes sociais.


É claro que o mercado, a fim de aproveitar o engajamento, além de vender os pacotes de figurinhas e o próprio álbum, fazem propagandas e promoções relacionadas a tal objeto. Neste ano atual, a própria Coca Cola está colocando figurinhas especiais sortidas nos rótulos das garrafas de refrigerante de Cola para incentivar a venda e atrair ainda mais o público “viciado” nos álbuns. Fora que muitas empresas jornalísticas, tanto nacionais como regionais distribuem álbuns para assinantes de jornal como brinde. Para se ter uma ideia, foram produzidos 400 milhões de pacotinhos com 4 figurinhas cada até este momento. Não foram divulgados os números certos de pacotes vendidos, mas consegue-se ter noção de quanto foi criado em meses.


Por isso, a fim de promover e aumentar a venda de um certo produto ou empresa, a sazonalidade apresenta-se como uma onda de oportunidade para o crescimento de um setor. Isso porque, a sazonalidade não ocorre apenas a partir dos eventos e datas comemorativas, mas também a partir de épocas do ano como a primavera, verão, outono e inverno em que certos produtos alimentícios se destacam com maior facilidade. A exemplo disso, podemos citar as frutas e legumes, que devido a grande produção em certas épocas do ano são mais baratos e em outros são mais caros devido a baixa produtividade.


Nos Estados Unidos, por exemplo, a abóbora que possui maior produção durante o Outono se destaca nessa época em diferentes produtos alimentícios como doces, salgados, bebidas e receitas, além de ser utilizada também como decoração para as festas de Halloween. A partir disso, muitas empresas se aproveitam do produto a fim de promover seu produto como sazonal, como acontece no Starbucks, por exemplo, com as bebidas e comidas limitadas da época que possuem como base, "pumpkin", ou seja, abóbora.


O que é Sazonalidade no Mercado?


“Sazonal” pode ser definido como algo que ocorre em períodos específicos. Logo, a sazonalidade no comércio diz respeito a fatores externos específicos de uma determinada época ou período do ano que interferem diretamente no resultado das vendas de uma empresa, seja aumentando os números ou diminuindo-os.

Vale ressaltar que este é um fenômeno previsível, ou seja, a sazonalidade não diz respeito a eventos inesperados como aumento de impostos ou greves Ela está mais relacionada a questões climáticas, datas comemorativas, eventos periódicos e crises diversas. No verão são vendidas mais roupas de banho, uma vez que se trata de uma estação quente, na qual é comum que as pessoas busquem se refrescar em praias, piscinas, cachoeiras etc. Além disso, um exemplo clássico são os panetones e chocotones vendidos exclusivamente na época próxima ao Natal e, por fim, não podemos deixar de mencionar as camisas de seleções de futebol e figurinhas de álbuns comercializados em época de Copa do Mundo.


A partir disso, fica explicitado o porquê de qualquer gestor ou empreendedor ter o dever de compreender como a sazonalidade atua no mercado e, principalmente, quais são os impactos diretos dela sobre os produtos comercializados por sua empresa. Para mais, é interessante atentar-se também às vendas pela internet, que podem ser muito vantajosas quando aliadas à sazonalidade – em 2021, por exemplo, o e-commerce do Brasil faturou R$ 6,4 bilhões, 14% a mais do que em 2020. Para aqueles que vendem apenas digitalmente, este fenômeno pode ser muito atraente e uma aliada quando se compreende a época de valorização do produto comercializado e, além disso, estratégias para vencer os períodos de baixa movimentação.


Uma estratégia que pode ser utilizada, aliada ao planejamento estratégico que prevê períodos de baixa, é a micro sazonalidade. Basicamente, por meio dela as empresas podem aproveitar para explorar datas comemorativas menos conhecidas e que duram, por vezes, um dia ou poucos dias ao invés de semanas para vender mais e compensar o déficit de algum outro período. No Natal, por exemplo, pode ser que menos pizzas sejam vendidas, mas há uma chance de aumentar vendas fazendo promoções no dia 10 de julho – o Dia da Pizza.


Como a Orbe pode te ajudar?


Nós da Orbe Consultoria Internacional fornecemos soluções para que sua empresa ou município possa se inserir no mercado internacional, tanto para aqueles que estão apenas começando, quanto para quem já está mais avançado e quer um direcionamento mais específico. Por isso, nosso portfólio conta com as soluções ideais para quem quer exportar e/ou dar um passo à frente na internacionalização, na missão de te ajudar a impactar!

A Identificação de Mercado é uma de nossas soluções destinadas ao setor empresarial, e ela conta com uma metodologia exclusiva da Orbe, que consiste na proposta de analisar os fluxos de mercado, parâmetros setoriais, comerciais e competitivos utilizando-se de dados quantitativos para apontar e identificar os melhores “países destino” para uma exportação bem sucedida. Além disso, também analisamos as melhores épocas para você exportar o seu produto.


Por sua vez, o Estudo de Mercado é outra solução de âmbito empresarial da Orbe que oferece uma análise completa, a partir do mercado alvo já escolhido pelo exportador, ou seja, numa etapa seguinte da Identificação de Mercado, para que seja possível traçar uma estratégia no comércio exterior que seja própria para aquele mercado, levando em conta suas especificidades e exigências. Um de nossos produtos é o Estudo para um relatório completo sobre como exportar de maneira otimizada e, também, a identificação de mercados para identificar quais os melhores locais para seu produto.


Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco, estaremos completamente dispostos a te ajudar! E não se esqueça de ficar por dentro das nossas redes sociais, principalmente do nosso Instagram e LinkedIn. Por lá fazemos publicações semanais acerca dos nossos serviços e das atualidades do mercado interno e internacional. Fique ligado também em nosso site, onde postamos diversos artigos sobre as tendências mercadológicas além de diversos e-books gratuitos para download.













bottom of page