Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Orbe

Álbum da Copa do Mundo: saiba mais sobre o fenômeno da Sazonalidade de Mercado.

Já é de conhecimento mundial que o mercado é explicitamente afetado por eventos esporádicos, o que é chamado de sazonalidade. Quem nunca notou, em datas especiais anuais, como Natal, Carnaval, que todo o comércio oferece uma variedade de produtos nichada, como por exemplo, guirlandas, árvores de natal, fantasias, confete e serpentinas? Porém, a sazonalidade também pode ocorrer com eventos bem específicos e esporádicos, ou seja, que não são realizados anualmente, como é o caso da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Estes são denominados de super sazonalidades.


Nestes eventos citados, é muito comum ver a venda de produtos relacionados ao esporte, como uniformes de jogos, bandeiras, acessórios decorados entre outros artefatos decorativos No Brasil, atualmente, isso ocorre a partir do álbum de figurinhas colecionáveis da Copa do Mundo de futebol. A “febre” das figurinhas começou meses antes do início do evento e domina as escolas, bancas de jornal e toma conta da internet com aplicativos e grupos de troca nas redes sociais.


É claro que o mercado, a fim de aproveitar o engajamento, além de vender os pacotes de figurinhas e o próprio álbum, fazem propagandas e promoções relacionadas a tal objeto. Neste ano atual, a própria Coca Cola está colocando figurinhas especiais sortidas nos rótulos das garrafas de refrigerante de Cola para incentivar a venda e atrair ainda mais o público “viciado” nos álbuns. Fora que muitas empresas jornalísticas, tanto nacionais como regionais distribuem álbuns para assinantes de jornal como brinde. Para se ter uma ideia, foram produzidos 400 milhões de pacotinhos com 4 figurinhas cada até este momento. Não foram divulgados os números certos de pacotes vendidos, mas consegue-se ter noção de quanto foi criado em meses.


Por isso, a fim de promover e aumentar a venda de um certo produto ou empresa, a sazonalidade apresenta-se como uma onda de oportunidade para o crescimento de um setor. Isso porque, a sazonalidade não ocorre apenas a partir dos eventos e datas comemorativas, mas também a partir de épocas do ano como a primavera, verão, outono e inverno em que certos produtos alimentícios se destacam com maior facilidade. A exemplo disso, podemos citar as frutas e legumes, que devido a grande produção em certas épocas do ano são mais baratos e em outros são mais caros devido a baixa produtividade.


Nos Estados Unidos, por exemplo, a abóbora que possui maior produção durante o Outono se destaca nessa época em diferentes produtos alimentícios como doces, salgados, bebidas e receitas, além de ser utilizada também como decoração para as festas de Halloween. A partir disso, muitas empresas se aproveitam do produto a fim de promover seu produto como sazonal, como acontece no Starbucks, por exemplo, com as bebidas e comidas limitadas da época que possuem como base, "pumpkin", ou seja, abóbora.


O que é Sazonalidade no Mercado?


“Sazonal” pode ser definido como algo que ocorre em períodos específicos. Logo, a sazonalidade no comércio diz respeito a fatores externos específicos de uma determinada época ou período do ano que interferem diretamente no resultado das vendas de uma empresa, seja aumentando os números ou diminuindo-os.

Vale ressaltar que este é um fenômeno previsível, ou seja, a sazonalidade não diz respeito a eventos inesperados como aumento de impostos ou greves Ela está mais relacionada a questões climáticas, datas comemorativas, eventos periódicos e crises diversas. No verão são vendidas mais roupas de banho, uma vez que se trata de uma estação quente, na qual é comum que as pessoas busquem se refrescar em praias, piscinas, cachoeiras etc. Além disso, um exemplo clássico são os panetones e chocotones vendidos exclusivamente na época próxima ao Natal e, por fim, não podemos deixar de mencionar as camisas de seleções de futebol e figurinhas de álbuns comercializados em época de Copa do Mundo.


A partir disso, fica explicitado o porquê de qualquer gestor ou empreendedor ter o dever de compreender como a sazonalidade atua no mercado e, principalmente, quais são os impactos diretos dela sobre os produtos comercializados por sua empresa. Para mais, é interessante atentar-se também às vendas pela internet, que podem ser muito vantajosas quando aliadas à sazonalidade – em 2021, por exemplo, o e-commerce do Brasil faturou R$ 6,4 bilhões, 14% a mais do que em 2020. Para aqueles que vendem apenas digitalmente, este fenômeno pode ser muito atraente e uma aliada quando se compre