As oportunidades para a exportação de chocolate orgânico

Cada vez mais o padrão de consumo de alimentos tem mudado para produtos mais saudáveis e com características que remetem à um estilo de vida mais saudável. É o exemplo do ‘’sem glúten’’, ‘’sem lactose’’, diet, light, e recentemente o orgânico. Com o chocolate não é diferente. As indústrias de chocolate e grandes empresas estão sempre inovando e buscando produtos com essa proposta, mas a oportunidade de se beneficiar desse novo padrão de consumo também se aplica aos médios e pequenos produtores/fabricantes de chocolate. Nesse texto iremos abordar as oportunidades de exportação do chocolate orgânico.



Como já abordado pela ORBE, os melhores mercados para a exportação de chocolate se encontram na Europa e nos Estados Unidos. Neste último, a popularidade do chocolate orgânico tem crescido em grande escala. Em seis anos (2012-2018) o mercado de chocolate orgânico cresceu de 734 milhões de dólares americanos para 886 milhões de dólares americanos. Depois dos EUA, o mercado da Europa segue como um dos melhores mercados para a exportação do chocolate orgânico, seguido da Ásia do Pacífico.


Além do fato de que o padrão de consumo tem mudado, outro fator que também representa boas previsões para a exportação deste tipo de chocolate é a mudança do canal de distribuição. O marketplace online têm se mostrado em crescimento como canal de distribuição para este tipo de produto, e apesar das lojas físicas ainda dominares como canal de distribuição, a tecnologia se mostra a favor para os exportadores. Para entender mais sobre as características do mercado, como canais de distribuição e perfil de mercado, a ORBE oferece o serviço de estudo de mercado.


As oportunidades para o Brasil

Como já abordamos, o Brasil é um dos maiores exportadores de cacau no mundo. Nossos maiores compradores estão na América do Sul, porém, com o crescimento da demanda por chocolate orgânico nos mercados norte americano e europeu, abre-se a oportunidade de exportação para mercados ainda relativamente poucos explorados pelos exportadores brasileiros.


O chocolate orgânico também possui maior valor agregado devido ao processo de cultivo e os cuidados que evitam pesticidas e outros produtos químicos. Além disso, o mercado brasileiro de cacau fino (que apresenta sabores diferenciados e maior qualidade na fermentação das amêndoas) está crescendo cada vez mais, o que pode colaborar para o mercado de chocolates orgânicos, uma vez que tal chocolate pode ser fabricado a partir deste tipo de cacau.

Uma das regiões brasileiras com destaque na produção de cacau agroecológico é o Norte do país. O Nordeste também é um forte produtor de cacau, sendo só no sul Bahia mais de 40 marcas artesanais.

O consumidor

Com novos mercados a serem explorados pelo exportador de chocolate orgânico, também surgem novos consumidores para o exportador brasileiro. Diferentemente da semente do cacau ou derivados do cacau que não chegam a ser o produto final, como pasta e manteiga de cacau, a exportação do chocolate orgânico já pronto para consumo, produzido com cacau certificado e um processo sustentável faz com que o mercado consumidor se expanda. Isso porque, além do maior valor agregado, o exportador pode atingir consumidores que não concorrem com aqueles que importam o cacau em semente ou derivados, não implicando em uma concorrência direta com os grandes exportadores de cacau, como os países da África.

Para conhecer melhor o público-alvo do seu produto, o melhor mercado para exportar e como fazer tal processo, entre em contato com a ORBE!


Por fim, a exportação de chocolate orgânico, artesanal, ecológico, ou qualquer outra denominação que remeta à hábitos saudáveis e alimentos sustentáveis possui um grande potencial. Novos mercados a serem explorados estão demonstrando um bom crescimento da demanda por produtos mais saudáveis. A preocupação com aquilo que está sendo consumido está cada vez maior, o que beneficia os produtores e exportadores de produtos que seguem processos sustentáveis e trazem novas propostas amigas da saúde para o mercado.

Ficou interessado em como o seu produto pode se inserir no mercado internacional? A ORBE pode te ajudar!


Fontes: Statista | Market Research Future | Canal Rural | Brasil de Fato



Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.