top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Estratégias para atração de investimento: conheça o Guia do Investidor

Atualizado: 8 de fev. de 2021



Uma tarefa na qual muitos gestores encontram dificuldade é a de colocar o município no mapa internacional. A conquista deste objetivo é tão importante e visada pois aumenta a visibilidade e a possibilidade de atração investimentos para a cidade. A partir disso, é possível viabilizar uma maior quantidade de projetos de políticas públicas e trazer maior efetividade para as diferentes gestões.


O município que não tem sucesso na atração investimentos fica extremamente dependente do repasse de impostos para conseguir se desenvolver. Como consequência, as demandas para novas políticas públicas aumentam enquanto o orçamento para solução de problemas continua limitado.


Ainda que algumas Federações de Indústrias dos Estados busquem traçar planos para o desenvolvimento das regiões de cidades, o ideal é que o prefeito ou secretário do desenvolvimento desenvolva um plano para o município. A partir do desenvolvimento do projeto direcionado às necessidades locais, a gestão conta com autonomia administrativa e, com isso, tem capacidade para elaborar sua paradiplomacia.


Como ter sucesso na atração de investimento?

O Guia do investidor idealizado pela Orbe é um material estratégico e mercadológico estruturado a fim de expor as potencialidades e atrair investimentos para o município. Com um material didático e visual em mãos, o gestor tem maior facilidade de atrair a atenção de novos investidores.


Para entender como funciona a confecção do material, no primeiro passo ocorre uma rigorosa coleta de informações do município. Os dados coletados incluem os aspectos sociais, políticos, econômicos, infraestrutura, inovação e empreendedorismo, assim como reconhecimentos nacionais e internacionais.


A partir das informações levantadas são definidas as potencialidades da cidade e suas deficiências são lapidadas, tornando o município mais atrativo. Assim, elaboramos um conteúdo com linguagem mercadológica, na língua nacional e estrangeira a partir dos interesses pré-definidos pelo contratante.


Case de Franca - São Paulo

O caso mais recente com o qual a Orbe trabalhou foi para a cidade de Franca, São Paulo, um município com o parque industrial voltado para calçados, alimentos, cosméticos e lingerie. Além disso, a cidade almeja a reestruturação do antigo aeroporto para o município. Através do Guia do Investidor, Franca conseguiu expor seus aspectos atrativos a fim de atrair novos investidores no Investe SP, um importante evento do estado de São Paulo destinado à atração de investimentos.


bottom of page