Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Orbe

Descubra o que é Câmbio e seu Novo Marco Legal.

Atualizado: 15 de mar. de 2021

Nas redes sociais da Orbe já te contamos como a economia brasileira se saiu no ano de 2020 por meio de suas exportações no nosso último post te contamos quais produtos tiveram aumento na exportação e quais foram os maiores compradores, no entanto, outra mudança muito importante para a economia brasileira está prestes a acontecer: a mudança legal do câmbio no Brasil.


Mas o que é Câmbio?


O negócio do câmbio é um espaço mundial onde a moeda de um país é trocada pela moeda de outro. Essas relações de trocas cambiais são conhecidas como divisas.

Como cada moeda tem valores diferentes entre si os agentes econômicos realizam a avaliação desses valores por meio de taxas cambiais, para validar as divisas. O seu funcionamento é de 24 horas por dia e o câmbio é realizado em praticamente todos grandes mercados do mundo, quando as primeiras operações asiáticas abrem as últimas transações americanas fecham.

O câmbio é usado em diversas operações, desde pagamentos e recebimentos em moeda estrangeira a investimentos e especulações.


Como funciona essa “taxa do câmbio”?


Bom, como dissemos acima as moedas possuem valores diferentes entre si, a taxa do câmbio permite essa comparação entre moedas. No geral, a taxa é definida pelo próprio mercado cambial sem intervenções governamentais.

Há duas maneiras de apresentar a taxa do câmbio:

  • Direta: quando se faz a comparação da moeda nacional para a estrangeira (exemplo: 1,00 BRL = 0,18 USD);

  • Indireta: quando a comparação é da moeda estrangeira para a nacional (exemplo: 1 USD = 5,50 BRL).

(Dólar para Real. Jan/20 a Fev/21)


O Banco Central de cada país pode definir sua taxa de câmbio de acordo com três possibilidades: