Captação de recursos: Investimento em Associações e ONGs

Atualizado: Mai 13

As associações e organizações não-governamentais (ONGs) necessitam de financiamento para manutenção de suas instituições. Para isso, elas precisam de buscar formas de captar recursos para que elas se tornem capazes de manter seus projetos em funcionamento a fim de impactar a sociedade.


Para complementar, é importante destacar que, sem contar com os institutos corporativos e as fundações familiares, que têm orçamento próprio garantido, grande parte das ONGs depende de uma estratégia voltada para a atração de recursos. Portanto, essas organizações precisam ser ativas na busca por financiamento como forma de conseguir realizar as atividades que fazer parte da sua proposta de atuação.


Como acontece a captação de recursos?

A captação de recursos pode ser determinada de duas formas. Na teoria, é um processo estruturado por uma organização com o objetivo de pedir as contribuições voluntárias das quais ela precisa. Neste processo, destacam-se as doações individuais, empresariais ou governamentais, que podem ser financeiras e/ou outras formas de arrecadação.


Na realidade, a captação destes recursos é responsabilidade de uma determinada comissão que, com ideias criativas, pensa em maneiras inovadoras de atrair atenção e conseguir doações, além de aproximar a organização da comunidade com uma postura transparente.


Sendo assim, a existência de um grupo focado na captação de recursos é fundamental para manter o funcionamento da ONG ao longo do tempo Isso é extremamente necessário pois a captação de recursos é uma área estratégica e permanente para essas associações, que são regulamentadas pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recurso).


Cativando doadores

Ao se aproximar dos doadores que acreditam em seu trabalho, as organizações ganham mais impacto e legitimidade, além de terem maior probabilidade de alcançar a sustentabilidade financeira. Uma boa maneira de se aproximar dos doadores e criar esse laço de confiança é manter um alto grau de transparência na associação e/ou ONG através de prestações de contas frequentes. Com essa estratégia, os doadores se sentem mais à vontade com a doação, já que têm acesso a como está sendo utilizado o recurso.


Quer atrair investimentos para a sua ONG? Agende um diagnóstico gratuito com a Orbe Consultoria Internacional.


Fontes: Captadores | Colabore com o futuro | Nossa causa

Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.