top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Certificado Halal: Qual a sua importância na hora de exportar para o Oriente Médio?

Os muçulmanos correspondem cerca de 22% da população do planeta (1,6 bilhão de pessoas) que, em sua grande maioria, possuem em sua religião, diversos requisitos e doutrinas a serem seguidos, e que com a globalização estão cada vez mais presentes ao redor do mundo.


Estes costumes determinam, em sua grande maioria, o não consumo de certos alimentos, como diversas carnes e o sangue dos animais. Além disso, o abate dos animais não pode ser feito de qualquer maneira, deve-se seguir um protocolo em que, deve ser dito, por exemplo, a frase “Em nome de Alá, o mais bondoso, o mais Misericordioso”.


Assim, dá para perceber a “problemática” que surge quando um país de origem islâmica decide importar de países que não possuam a mesma crença, na medida em que, caso o processo seja realizado indiscriminadamente, o consumidor islâmico nunca teria certeza de que o que ele está comprando fere ou não sua crença. Para isso, foi criado o Certificado Halal.


Mas antes de entender um pouco mais acerca deste certificado, se você caiu aqui de paraquedas e não sabe quem nós somos, bem, vou te explicar um pouquinho! A Orbe Consultoria Internacional, é uma Empresa Júnior de Relações Internacionais com o intuito principal de permitir com que empresas como a sua, alcancem o cenário internacional da forma mais descomplicada possível. Estamos presentes no mercado há 17 anos, contribuindo para transformar o desejo de internacionalização em possibilidades reais. Tirar o projeto do papel e de fato alçar voo no comércio internacional é o grande sonho de muitas empresas, concorda comigo? E é para isso que estamos aqui. Nossa essência é ajudar você a impactar!


Bom, agora que eu te contei um pouco quem somos, bora falar um pouco sobre o Certificado Halal e como é a política de exportação brasileira para países islâmicos.


O Certificado Halal ( حلال ), do árabe, lícito e permitido, consiste em um documento que assegura que os produtos de uma empresa e os seus processos seguem a Lei Islâmica (Shariah), que determina as doutrinas do dia a dia dos muçulmanos. Com este documento, não só os muçulmanos podem ter certeza do que estão comprando, mas também aumenta-se o mercado consumidor dessas empresas.


Por isso, diversas empresas brasileiras estão buscando adquirir este certificado, e as que o conseguem estão demonstrando resultados expressivos. No ramo dos alimentos, JBS e Seara já conseguiram seus certificados, e outras de diversos setores como bebidas, moda e cosméticos também procuram a certificação.


Os números das exportações, em especial da carne, estão aumentando muito rapidamente em 2022. O frango halal brasileiro já é reconhecido internacionalmente, tendo como principal destino os Emirados Árabes e receita de US $1.074.454.701 no primeiro quadrimestre do ano, ou seja, 22% a mais do que o mesmo período de 2021. Já a carne vermelha, só no Egito o aumento neste período foi de 280%, e na Arábia Saudita e Emirados Árabes também se observou aumento. Mesmo assim, o diretor de operações da CDIAL Halal, Ahmad M. Saifi afirma que “ainda há muito espaço a ser conquistado”.


Diferença entre países muçulmanos e mundo árabe


Como dito anteriormente, os países muçulmanos, ou seja, que professam a fé islâmica, encontram-se em sua maioria no Oriente Médio e no Norte da África. O Islã também tem uma presença significativa no Sul da Ásia, em países como Índia, Paquistão e Bangladesh, além de regiões nos Balcãs e do Cáucaso.


Países muçulmanos não são necessariamente países árabes e vice-versa. Para entender a diferença, o termo “árabe” representa uma etnia. Então, os países árabes são aqueles de etnia árabe e que falam o idioma árabe como língua oficial.


Já muçulmanos são aqueles que seguem a fé islâmica. Há muçulmanos árabes, muçulmanos europeus e até muçulmanos brasileiros. No Irã, onde a maioria da população é de etnia persa, o islamismo é a religião oficial, tornando-se oficialmente um país muçulmano, mas não necessariamente um país árabe.


Aliás, o chamado “mundo árabe” reúne 22 países: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, Somália, Sudão, Síria, Tunísia e territórios palestinos.

A Copa do Mundo e o mercado do Oriente Médio


Pensando em exemplos, o Certificado Halal será peça fundamental com o aumento da visibilidade da cultura islâmica durante a Copa do Mundo, este ano realizada no Qatar. O Qatar que é o primeiro país com a religiao oficial sendo o Islamismo que irá sediar o maior evento ligado ao Futebol no mundo.

Uma dúvida que surgiu logo após a confirmação do Qatar como sede da copa de 2022, era como a cultura do país interferiria no comportamento dos turistas e dos cidadãos catarianos. Como serão os eventos ligados à copa? Como será ligada a presença feminina em estádios e eventos? Como os Catarinos lidarão com a presença considerável de turistas das mais diversas nacionalidades? Como será a venda e consumo de produtos previamente proibidos no país, como o álcool?


É claro que, com este acontecimento, empresas midiáticas do mundo todo irão televisionar e noticiar muito da cultura islâmica, aumentando ainda mais o interesse das empresas a venderem produtos ligados a tal evento e o mercado consumidor tende a crescer drasticamente.


E é aí que se encaixa a questão do certificado Halal. Já que, com certeza, inúmeras empresas começarão a se interessar no mercado muçulmano crescente e de destaque, é crucial a adequação também da produção à cultura. Resumindo, para obter o Certificado Halal, é preciso se ajustar a uma série de serviços à Lei Islâmica, garantindo assim a segurança do cumprimento da tradição religiosa.


E como isso afeta os mercados brasileiros?


Já é de conhecimento de todos que os Brasileiros são apaixonados por futebol, inclusive sempre há inúmeras campanhas e ações feitas por empresas brasileiras, levando em conta a “febre mundial da Copa do Mundo”. O que isso quer dizer? Dos grandes aos micronegócios que queiram iniciar o processo de exportação, é imprescindível a devida atenção a adequação à Lei Islâmica através do Certificado Halal e aos produtos e serviços em alta por conta do grande espetáculo que estará acontecendo no Oriente Médio. Além disso, é importante fazer uma consulta sobre onde irá se exportar. Documentação, pesquisa de mercado, custos, cultura local e etc.


Nós da Orbe Consultoria, oferecemos serviços que facilitam a internacionalização da sua empresa, e que com certeza te colocaram no cenário do mercado internacional. Para uma análise eficiente e precisa, é fundamental contar com instituições ou empresas confiáveis. Nesse sentido, a Orbe Consultoria Internacional se apresenta como a solução ideal para quem quer aproveitar as oportunidades internacionais com sabedoria e segurança. Para isso, nossos serviços auxiliam as empresas parceiras com uma visão estratégica sobre o mercado atual:


A Identificação de Mercado é um serviço que utiliza uma metodologia exclusiva da Orbe, que consiste na proposta de analisar os fluxos de mercado, parâmetros setoriais, comerciais e competitivos utilizando-se de dados quantitativos para apontar e identificar os melhores “países destino” para uma exportação bem sucedida. No quesito países que seguem a religião muçulmana, identificar, com detalhes, àqueles que podem ser o alvo de exportação para os seus negócios é imprescindível.


Por sua vez, Estudo de Mercado é um serviço da Orbe que oferece uma análise completa do mercado alvo escolhido pelo exportador, para que seja possível traçar uma estratégia no comércio exterior que seja própria para aquele mercado, levando em conta suas especificidades e exigências. Um de nossos produtos é o Estudo para um relatório completo sobre como exportar de maneira otimizada e, também, a identificação de mercados para identificar quais os melhores locais para seu produto.


Diante disso, Estudos de Marketing se mostram muito importantes e complementam os serviços mostrados através de uma abordagem personalizada para um determinado mercado, pois, entendendo o perfil dos clientes da marca e suas preferências, obtém-se uma vantagem na formulação de estratégias e as vendas são mais eficientes.


Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco, estaremos completamente dispostos a te ajudar! E não se esqueça de ficar por dentro das nossas redes sociais, principalmente do nosso Instagram e LinkedIn. Por lá fazemos publicações semanais acerca dos nossos serviços e das atualidades do mercado interno e internacional. Fique ligado também em nosso site, onde postamos diversos artigos sobre as tendências mercadológicas além de diversos e-books gratuitos para download.








Comments


bottom of page