Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Orbe

Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB): uma aliada da exportação

Atualizado: 17 de fev. de 2021

Existem inúmeras barreiras comerciais impostas pelos países sobre uma grande

variedade de produtos brasileiros. Com a crise resultante da pandemia do coronavírus,

novas barreiras foram criadas, complicando ainda mais a vida do exportador. Como o

agronegócio é um dos setores mais prejudicados por tais barreiras, ao mesmo tempo em que é o responsável pela maioria das exportações nacionais, fica a evidente a necessidade de iniciativas que visem combater tais barreiras, e amenizar seu impacto negativo sobre o comércio e as negociações brasileiras. Desse intuito nasceu a Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras, conhecida como CFB.


Mas o que é a Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras?

A CFB é um mecanismo empresarial que visa contribuir com as políticas públicas de apoio ao comércio exterior brasileiro. Ela foi criada em 2018 pela Confederação Nacional da Indústria, juntamente com associações e federações da indústria. Atuando em prol de um ambiente mais favorável ao fluxo internacional de mercadorias, a Coalizão elabora recomendações para modernizar e tornar mais célere os procedimentos de importação e exportação no Brasil, combatendo as barreiras comerciais estabelecidas por mercados de destino das exportações brasileiras. Ademais, a coalizão também visa fortalecer o Programa Operador Econômico Autorizados (OEA), um modelo de controle aduaneiro da Receita Federal.


Além das barreias, a Coalizão trabalhará para solucionar problemas internos, como o tempo e os custos do processo de exportação e importação, promovendo a agenda de facilitação do comércio exterior brasileiro. Conheça a seguir os objetivos da CFB:

  • Identificar questões relacionadas à facilitação de comércio e barreiras em mercados que afetam o comércio exterior brasileiro.

  • Apoiar e promover o diálogo de seus membros com o governo brasileiro sobre os temas da agenda de trabalho da CFB.

  • Elaborar estratégias e recomendações para melhorar o ambiente de negócios no Brasil e para eliminar as barreiras comerciais aos investimentos.

  • Monitorar as medidas implementadas pelo governo voltadas à facilitação do comércio e eliminação de barreiras comerciais aos investimentos.

Sua estrutura institucional é composta pela presidência, pela secretaria executiva e pelos

participantes. Entre os participantes, encontram-se associações setoriais, sindicatos

nacionais e federações de indústrias.