© 2016 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.

Relação entre Associações e Municípios | Orbe Consultoria Internacional

Atualizado: Jan 18


No atual mundo globalizado é necessário que os atores inseridos no Sistema Internacional possuam determinado grau de consolidação, influência e eficácia, para que as demandas sociais e mercadológicas sejam atendidas de maneira eficaz. Para isso, a estruturação de um planejamento que considere as etapas de idealização, estruturação, investimento, aplicação e adaptação das políticas desempenhadas, e, simultaneamente, enfatiza forças e aprimora as fraquezas institucionais é indispensável, todavia, uma boa infraestrutura não é suficiente para o seu sucesso.


Nessa conjuntura, o know-how se desenvolve como uma estratégia que compreende normas, métodos e procedimentos profissionais no empreendimento de atividades aplicáveis à dinâmica da organização. Assim pode-se sintetizar o know-how como compreensão técnica e especializada sobre uma área específica, e, sua importância se elucida através da gestão de conhecimento, que viabiliza a otimização de recursos, serviços, estratégias e equipe. Dessa forma, as conexões construídas no contexto intermunicipal estimulam o desenvolvimento das potencialidades por meio da troca de know-how entre municípios e organizações, que contribui na atração de investimentos, no posicionamento do município e na expansão das redes de contato no cenário internacional.


As associações, por sua vez, têm como objetivo defender os interesses do segmento que representam e fortalecer os associados recorrendo à articulação comunitária. Logo, sua configuração é determinada de acordo com seus propósitos particulares. Essas organizações ainda incentivam trocas, a criação e o debate de pautas comuns e a expansão do networking e do alcance institucional.


Neste cenário, a aproximação de cidades com metas e características semelhantes de países ou até continentes diferentes se estabelece como plano amplamente benéfico por, apesar da proximidade entre seus obstáculos, considerar as especificidades e impulsionar trocas recíprocas que incentivam o desenvolvimento mútuo por intermédio de trocas.