top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Estudo de Mercado: saiba como começar a exportar com segurança e direcionamento!

Você, pequeno e microempresário, sabe que exportar não é uma tarefa simples. No entanto, é por meio da exportação que se pode expandir o mercado e inserir um produto internacionalmente. Pensando nisso, surgem diversas questões e dúvidas que a Orbe Consultoria Internacional pode te ajudar a resolver! Mas como?


Por meio do nosso Estudo de Mercado personalizado, que reúne as principais características de mercado do país que você, empresário, deseja exportar! É por meio dele que você saberá se seu produto terá chances de sucesso, além de ficar a par de seus principais concorrentes locais!


Sabemos que o processo de exportação pode causar medo e insegurança, mas nós da Orbe estamos aqui para explorar o desempenho do seu produto em novos mercados! Temos uma equipe especializada que está disposta a sanar todas suas dúvidas! Não hesite em entrar em contato e realizar um diagnóstico gratuito conosco! Nossos serviços voltados para exportação são totalmente personalizados para você e sua empresa!


Bom, agora que você já sabe da importância do Estudo de Mercado para exportação, podemos te explicar em detalhes o que está por trás dele!


O Estudo de Mercado é uma análise quantitativa e qualitativa acerca das principais características de um mercado alvo específico. Por meio dessa análise é possível garantir conhecimento suficiente sobre determinado país, e saber se ele é realmente vantajoso para exportar seus produtos. Então, quais são os principais pontos analisados?!


  • Demografia

  • Macroeconomia

  • Padrões mercadológicos de consumo


A pesquisa dessas questões acima é realizada por meio da coleta e análise de dados sobre, por exemplo, o perfil socioeconômico dos consumidores, o cenário comercial, a especificidade do mercado, as melhores regiões para a promoção comercial, possibilitando uma projeção de mercado para os próximos anos e garantindo o sucesso da exportação!


Conhecer amplamente o país que se deseja exportar é crucial para que todo processo seja seguro e eficaz. A inserção correta no mercado internacional deve gerar lucros e resultados para empresa exportadora, e é exatamente isso que nosso Estudo de Mercado visa proporcionar! O planejamento correto proporciona agilidade e segurança no processo de exportação.


Diante dessa necessidade, a Orbe seleciona diversas características específicas e indispensáveis para se ter uma análise de mercado detalhada e direcionada:

  • Dados gerais do país;

  • Mercado consumidor (Público alvo e índice de consumo);

  • Perfil do mercado;

  • Acesso ao mercado;

  • Formas de distribuição;

  • Concorrência.


Por meio de todas essas questões, o Estudo de Mercado proporcionará a sua empresa uma visão macro da exportação e do mercado alvo, instigando durante o processo a cultura da inteligência comercial em todos os âmbitos participantes. Investir no nicho de mercado correto garante uma exportação de sucesso!


Além disso, o Estudo de Mercado é indicado tanto para aquelas empresas que já possuem seus nichos consolidados quanto para empresas que desejam explorar novos e expandir. Nosso serviço proporciona o acompanhamento direto e detalhado do público-alvo e do perfil de consumo da região que se deseja exportar, para que você, empreendedor, se mantenha atualizado e seguro em todas as etapas.





Diante da enorme importância desse serviço, você sabe o que pode acontecer com a sua empresa se você não investir em um Estudo de Mercado? Fique aqui que a Orbe te conta:


  • Seus produtos podem não obter sucesso em algum mercado e fracassar, prejudicando suas vendas;

  • Seus clientes podem ficar insatisfeitos com a qualidade do seu produto, e o alcance do público alvo será prejudicado;

  • Tudo isso pode interferir na imagem da sua marca, diminuindo a credibilidade de seus produtos e dificultando na hora da exportação;

  • Por fim, e não menos importante, deixar de investir em um Estudo de Mercado personalizado como a da Orbe pode provocar a queda do faturamento de sua empresa.


Agora que explicamos um pouco sobre as principais características desse serviço, podemos elencar quais são os benefícios que o Estudo de Mercado proporciona na hora da exportação:


  • Panorama geral das características básicas do mercado desejado;

  • Maior assertividade de absorção do produto;

  • Conhecimento acerca da competitividade do mercado;

  • Compreensão do público alvo;


Dessa forma, esse tipo de análise é crucial para que você empresário desenvolva uma estratégia de exportação personalizada e otimizada, uma vez que esse tipo de negócio necessita de grandes investimentos e preparação. E a Orbe Consultoria Internacional pode te oferecer tudo isso, garantindo uma exportação mais direcionada!


Mas Orbe, na prática esse serviço funciona mesmo?


Sim! Nossos cases de sucesso estão aí para mostrar que o investimento em um Estudo de Mercado é crucial na hora da exportação!


Realizamos em 2016 um Estudo de Mercado para a BIFUM Alimentos, empresa sediada em São Paulo que produz alimentos da cultura taiwanesa no Brasil. Em um estudo estratégico e detalhado, analisamos o mercado da Colômbia para a projeção de seus produtos alimentícios e elaboramos estratégias para uma internacionalização imediata na região da América Latina.


Como podemos te ajudar?

A Orbe Consultoria Internacional é uma Empresa Júnior de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista, localizada em Franca/SP. Nós desenvolvemos serviços desde 2003 que buscam auxiliar pequenos e microempresários durante o processo de exportação, e o Estudo de Mercado é um deles. Para garantir a eficiência de nossos serviços, estamos diariamente estudando sobre as características de variados mercados, buscando indicadores relacionados às tendências de consumo e de inserção de produtos no âmbito internacional.


Os serviços desenvolvidos pela Orbe garantem profissionalismo, procurando sempre satisfazer as vontades e objetivos de nossos clientes de maneira eficaz e dedicada. Se você quer aprofundar seus conhecimentos sobre exportação e expandir sua empresa internacionalmente, adquira nossos materiais personalizados gratuitamente clicando aqui!. Fique de olho no nosso blog, lá postamos atualizações frequentemente sobre assuntos relacionados à exportação e aos nossos serviços, seguindo sempre as tendências de mercado!


As redes sociais da Orbe estão sempre atualizadas e lá publicamos conteúdos essenciais para você que deseja se inserir no ramo da exportação! Acesse nosso Instagram e Linkedin para não perder nada e sanar todas suas dúvidas! Nós estamos sempre dispostos a aperfeiçoar nossos serviços para vocês clientes, então não hesite e entre em contato com algum de nossos profissionais!




bottom of page