Como interagir com o cliente de forma humanizada na internet?




A consolidação do marketing digital no meio corporativo representou uma enorme mudança na maneira com que as empresas se relacionam com os seus clientes. No meio digital, essa relação é estabelecida através das mídias sociais, poderosas ferramentas que abrem portas a inúmeras oportunidades, mas que devem ser utilizadas com cuidado para evitar que o relacionamento com o cliente se torne impessoal e robotizado, o que pode acabar afastando-o. Portanto, para a presença digital da sua empresa ser efetiva, é essencial que um elemento nunca seja deixado de lado: a humanização.


Humanizar a comunicação com seu público é uma abordagem que ultrapassa a utilização de linguagem informal, é sobre enxergar seus clientes como pessoas reais que possuem problemas e necessidade de solucioná-los, e não encará-los como meros números, cliques, likes, interações com seu site, por exemplo. Mas não pense você que isso é romantizar o processo de compra, essa estratégia de comunicação humanizada permite ter acesso à informações valiosas, como o motivo por que compram seus produtos e por que não compram, o que estão procurando que possa atender suas demandas. A nutrição de um relacionamento pessoal com seu público também permite que se fidelize pessoas à sua marca com mais facilidade, pois melhora a experiência antes, durante e depois da compra.


Que ações você pode implementar para melhorar a interação da sua marca com seu público? Bem, listamos aqui algumas ações que ajudam nesse aspecto:


1. Responda seus clientes o mais rápido possível

Ninguém gosta de entrar em contato com alguém e não ser respondido, notado, certo? Muito menos os clientes da sua marca. Para evitar frustrações, que se construa uma imagem negativa em torno do seu relacionamento com as pessoas, garanta que hajam caminhos abertos de comunicação com seu público, portanto responda-os em suas solicitações e sem demora. No caso de e-mails, o prazo ideal para respondê-los é dentro de 1 dia.


Isso se aplica a interações que sua marca receber em redes sociais também, mensagens diretas no Facebook, Twitter, Instagram, por exemplo devem ser respondidas sem muito atraso. Num mundo em que tudo é instantâneo e está a um clique de distância, é preciso que você se adapte à essa realidade, as pessoas estão cada vez menos pacientes para encontrar as respostas para seus problemas, e da mesma forma deve-se levar isso em consideração para atender as necessidades de seus leads.

2. Envie e-mails que as pessoas queiram ler

Crie conteúdos que sejam únicos e relevantes para seu leitor. Digamos que você tem um cliente que comprou um buquê de flores fazem dois dias, seria interessante que ele recebesse algum material dando dicas de como conservar no vaso cada tipo de flor, o significado simbólico de se presentear certa espécie de flor à alguém. Dessa forma, mesmo no pós-venda é possível manter contato com o cliente, criando uma relação de proximidade cada vez maior.


Tente terminantemente enviar conteúdos que possam ser desinteressantes ou pobres em conteúdo, o tempo das pessoas é um bem escasso muito valioso, elas não vão querer gastá-lo com sem critério. Do mesmo modo, não lote a caixa de entrada do seu cliente com dezenas de e-mails, mensure bem seu calendário de compartilhamentos para evitar ser taxado como uma empresa que faz spam ou que seu cliente cancele sua inscrição da sua lista de e-mails.


As ferramentas de automação de envio permitem criar emails personalizados para cada um dos seus leitores. Por isso, aproveite essa possibilidade. Chame seu cliente pelo nome, e entoe uma voz amigável, isso permite que se gere empatia entre ambas as partes.


3. Mostre quem está por trás do seu blog: Você!

Se não é possível promover encontros face a face com seus consumidores, dê um toque pessoal ao seu blog e tente aproximá-los, até as empresas mais sérias podem adotar essa estratégia. Seja referindo a si mesmo nas suas redes, ou mostrando seu rosto, ou postando no instagram o dia de trabalho da sua equipe, é importante criar um vínculo emocional entre o que você faz e para quem trabalha. Se esconder atrás de uma imagem corporativa e fechada pode dificultar a criação de um relacionamento humanizado com as pessoas, as distanciando da fidelização com sua marca.


4. Identifique sua Missão, Visão e Valores

Para trabalhar como uma marca, é preciso definir parâmetros que lhe posicionem tal qual uma. Missão, visão e valores vão lhe orientar nesse sentido. A missão é composta pelos motivos que lhe movem e aquilo que pretende entregar para os clientes, norteando a estratégia de um negócio ou pessoa para deixar os objetivos dela explícitos.


A visão é o planejamento de longo prazo. Que posição você e sua marca pretendem ocupar em alguns anos? Os valores orientam a sua postura da sua empresa e funcionam como alicerces de um bom branding. Utilizar esses parâmetros lhe fará entender que mensagem você precisa passar para conquistar clientes, e quanto mais claros forem esses parâmetros para seus clientes mais coesa será sua imagem diante do público.


Em suma, comunicação humanizada na internet são mais que práticas pontuais em suas estratégias de marketing, é uma nova forma de pensar sua presença nas redes, de relacionamento com seu cliente na internet. Esperamos ter dado uns bons motivos para você cogitar implementar essa abordagem na sua marca também.


Fonte: NeilPatel | RockContent

Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.