© 2016 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.

Guia do Investidor e Políticas Públicas | Orbe Consultoria Internacional

Atualizado: Jan 18


O Guia do Investidor da Orbe-Consultoria Internacional, é um material estratégico e mercadológico estruturado a fim de expor as potencialidades e atrair investimentos para o município. Em sua primeira etapa de desenvolvimento do projeto é feito uma rigorosa coleta de dados, tais como: aspectos sociais, políticos, econômicos, infraestrutura, inovação e empreendedorismo assim como reconhecimentos nacionais e internacionais. A partir disso, é elaborado um documento mercadológico em língua nacional e estrangeira a partir dos interesses pré-definidos com o contratante e do levantamento de informações que definiram suas potencialidades e com um trabalho conjunto com a prefeitura para a lapidação das deficiências municipais, tornando o município muito mais atrativo aos olhos de futuros investidores.


Mas como o Guia do Investidor pode ajudar no auxílio de políticas públicas? Como já dito no parágrafo anterior, nas primeira fases do Guia ocorre a coleta de informações, dentre essas informações se encaixam as políticas públicas do município contratante, como por exemplo: a área de saúde, educação ou transporte; e a partir deste levantamento de dados e uma rigorosa análise, é atribuído se o município apresenta um bom desenvolvimento ou não daquela política pública. Desta forma, caso é atribuído uma defasagem em uma destas infraestruturas municipais, é mostrado ao município o que é necessário ser feito para a correção desta política pública para ela se tornar uma potencialidade e assim o município se tornar atrativo.


Além do mais, o município depois da implementação do Guia do Investidor começa uma captação maior de recursos econômicos estabelecidos com os novos investidores, deixando-o mais autônomo dos repasses econômicos do governo central, podendo assim voltar a investir em novas políticas públicas ou no aprimoramento das já existentes.