© 2016 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.

Conheça os ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | Orbe Consultoria Internacional

Atualizado: Jan 18


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são metas definidas por uma série de países que possuem como propósito erradicar todas as formas de pobreza existentes no planeta, lutar contra a injustiça e desigualdade e combater a mudança climática. Sendo assim, todos os objetivos possuem um viés sustentável que visa o equilíbrio entre a prosperidade humana e a proteção do planeta.


Em 2015, na Assembleia Geral das Nações Unidas foram definidos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que tiveram como base os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Este, por sua vez, tinha como prazo o ano de 2015, todavia os objetivos não foram cumpridos até o ano estipulado e por isso, aprimoraram as metas e definiram os ODS como novo projeto.


Os 193 Estados-membros adotaram os ODS como metas e espera-se que até 2030 todos os objetivos sejam alcançados, contando com a inclusão e esforço de todas as instâncias do Estado. Dessa forma, a atuação conjunta de governos municipais, estaduais, nacionais, organizações, universidades, empresas, entre outros é crucial para que essas metas sejam cumpridas! Os municípios possuem papel central no alcance de um mundo sustentável até 2030, pois para que os ODS sejam difundidas, os gestores municipais necessitam incluir tais objetivos em suas pautas e agendas, para que eles estejam diretamente articulados com as políticas públicas aplicadas.


A globalização é um ótimo catalisador desse processo, na medida em que ela é um meio muito importante para a troca de informações, ajudando principalmente na paradiplomacia para a aplicação de métodos que contribuam para o sucesso dos objetivos. Além disso, o PNUD, agência líder da ONU para o desenvolvimento, possui o propósito de ajudar na implementação dos objetivos em aproximadamente 170 países e territórios. A instituição oferece suporte para governos para integrar os ODS em suas políticas. Todavia, apesar de haver uma instituição para ajudar nessa implementação, é de suma importância que além do governo, a sociedade civil e as empresas privadas se engajam nessas causas para que as metas de fato sejam cumpridas até 2030.