Conheça o Guia do Candidato: A estratégia para seu sucesso eleitoral

Atualizado: Ago 7



Estamos no início do ano, mas os preparativos para as eleições municipais de 2020 estão a todo vapor. Diversos partidos já anunciaram pré-candidatos nas principais cidades do Brasil, e com o fim das coligações para as eleições deste ano, tudo indica que serão lançadas mais candidaturas do que o usual. Isso permite que partidos pequenos e pouco expressivos anteriormente tentem a sorte em mais cargos, e cargos de maior relevância no cenário municipal. Porém, o que é preciso para que esses novos peões da corrida eleitoral concorram de igual para igual com os grandes nomes da política nacional? Separamos três estratégias essenciais para o sucesso nas eleições de 2020.


1. Utilização da Internet

As Eleições Gerais de 2018 provaram que as redes sociais são a nova principal maneira de angariar atenção, e consequentemente votos. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia, 34% dos brasileiros ainda não possuem acesso à internet, mas por causa de seguidores dedicados e da divulgação orgânica promovida por eles, feita de aparelho para aparelho ou de boca a boca, as notícias e informações acerca dos candidatos podem chegar de forma muito mais rápida às regiões mais isoladas do que através da mídia tradicional. Isso foi observado nas eleições presidenciais nos EUA e no Brasil. Por exemplo, durante a campanha do Trump, apenas 11% de seus seguidores correspondiam a 60% dos compartilhamentos em suas redes. Portanto, um investimento consciente em mídias sociais pode determinar o sucesso de uma campanha


2. Linguagem Identificável

Outro fator importante que foi provado eficaz nas últimas eleições foi a linguagem acessível e descontraída ao se comunicar com os eleitores. Esse tipo de linguagem permite que o eleitorado se identifique com o candidato, o encarando como um cidadão comum, e não como mais um candidato distante e antiquado. Vídeos gravados pelo próprio candidato, comportamento descontraído e o contato direto com a população são ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento do senso de identificação no eleitorado. Entretanto, o candidato deve-se atentar a focalizar sua linguagem identificável a um público específico, já que o eleitorado brasileiro é extremamente diverso, e uma linguagem que busque a identificação de todos seria vista como não natural e causaria estranheza.


3. Conhecimento Local

Finalmente, para uma campanha bem-sucedida, é indispensável que se possua um conhecimento factual detalhado; tanto do município que se lançará a candidatura, quanto do eleitorado presente neste município. Sem esse tipo de informação, nenhuma das duas estratégias citadas anteriormente podem ser efetivas, já que não seria possível direcioná-las corretamente para obter os melhores resultados. Além disso, nenhum planejamento de propostas pode ser considerado realístico se não estiver embasado na situação sociodemográfica, econômica e política atual do município.


Pensando nisso, a Orbe decidiu sair de sua zona de conforto em 2020 e desenvolver um serviço que forneça um estudo factual e detalhado dos municípios para auxiliar no planejamento das campanhas eleitorais dos partidos e candidatos: o Guia do Candidato. O serviço é dividido em duas principais partes: Perfil do Eleitor e Perfil da Cidade. Para que os candidatos e partidos saibam qual abordagem utilizar nas redes sociais, qual linguagem utilizar para se aproximar do eleitorado e quais são as demandas da população da cidade, o Perfil do Eleitor agregará todas as informações acerca do eleitorado. Para que se saiba a realidade socioeconômica e política do município, essencial para a formulação de propostas de campanha, o Perfil da Cidade fornecerá toda a informação necessária para a visualização desta realidade. Tudo isso baseando-se em fontes extremamente confiáveis e em estudos conduzidos por especialistas.


No entanto, é crucial salientar que devido a pandemia mundial do COVID-19 as eleições ainda estão incertas. O governo brasileiro está analisando todas as possibilidades nesse novo cenário. Assim, o isolamento social é a maneira mais eficiente de conter essa pandemia e deve ser respeitado por todos os cidadãos.


Tem interesse em possuir essa carta na manga para alavancar a sua candidatura e destacar-se dos demais concorrentes? Agende um diagnóstico gratuito e conheça mais sobre essa importante ferramenta para o seu sucesso eleitoral.

Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.