Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Orbe

#CasesDeSucesso: Marcas de cosméticos brasileiros que apostaram na exportação

Atualizado: 8 de fev. de 2021

Nesse artigo vamos explorar casos de sucesso na exportação de cosméticos brasileiros. Um dos


Natura Cosméticos

A Natura Cosméticos é uma empresa de cosméticos brasileiros, fundada em 1969 na capital paulista, a marca cresceu muito com a modalidade de venda direta por meio das consultoras e venda de porta a porta. E atualmente a empresa é considerada referência no ramo de cosméticos e beleza no Brasil, se expandiu tanto que hoje é presente em diversos países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos, além de outros 63 países indiretamente, contando com mais de 40.000 funcionários.


Em Junho 2017, a Natura anunciou a compra da marca britânica The Body Shop por cerca de € 1 bilhão de euros. Depois da expansão, a Natura agora passa a atuar com uma força de vendas de 1,8 milhão de consultoras independentes, além das 3.200 lojas espalhadas pelo mundo. Com a aquisição, a fabricante brasileira ganha dimensões internacionais, com um faturamento somado de R$ 11,5 bilhões de reais.


A Natura tem grande potencial para se tornar um grande player mundial no setor de cosméticos e perfumaria. Seu crescimento no exterior tem sido bastante sólido nos últimos anos e tem todas as condições de se expandir ainda mais com a compra da The Body Shop, desta vez para territórios onde os produtos ainda não tiveram alcance. O apelo dos produtos estéticos brasileiros, a imagem de beleza da mulher brasileira e o uso de matérias-primas “exóticas” tem um impacto bastante positivo e ainda pouco explorado no exterior.


No gráfico abaixo, é possível observar os dados de comércio exterior na Natura, e seu faturamento anual em dólares com a exportação de seu portfólio. Ao longo da série histórica é possível observar que os produtos de maior destaque são:

1º - Maquiagem (código 33.04.09)

2º - Perfumes (código 33.03.0)

3º - Produtos para barbear (código 33.07.2)

4º - Produtos para cabelo (código 33.05.09)