Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Orbe

Drawback: Conheça as vantagens do incentivo fiscal na exportação

Atualizado: 28 de mai. de 2021

Você pensa em exportar algum produto e está buscando a melhor forma para maximizar seus ganhos? A Orbe – Consultoria Internacional é especialista no assunto e vamos falar sobre um incentivo fiscal que nem todos os exportadores conhecem, mas que traz muitas vantagens na hora de exportar o seu produto: o Drawback.


Primeiramente vamos esclarecer o que é o incentivo fiscal, bem como sua importância na hora de exportar. Sabe-se que para ter um empreendimento é necessário pagar taxas e impostos, e quando a empresa busca atingir mercados internacionais isso não é diferente.


Desse modo, os incentivos fiscais são uma saída para reduzir os impostos, visto que contribuem na diminuição de vários tipos de tributos no Brasil.


Outro ponto interessante de ser ressaltado é que no Brasil, a concessão dos incentivos fiscais leva tem como requisito o regime de tributação escolhido pela empresa, logo somente pessoas portadoras de CNPJ podem usufruir dos benefícios dos incentivos fiscais.



Mas então o que é o Drawback?


Apesar do nome diferenciado, o Drawback foi criado em 1966 pelo Governo Federal e ainda se mostra extremamente relevante e vantajoso para os empreendedores que exportam ou pretendem exportar.


A gente sabe que a análise burocrática feita durante o planejamento de exportação é um trabalho complexo cheio de documentos, taxas e procedimentos para se atentar. É por isso que a Orbe vai te ajudar a identificar as melhores vantagens na hora de exportar para maximizar o seu investimento, tomando como base o Drawback.


Indo direto ao ponto, trata-se de um regime aduaneiro que promove a isenção de tributos sobre matérias-primas que estão relacionadas a um produto final que será exportado. E a parte interessante é que isso vale tanto para matérias-primas nacionais como importadas, promovendo menores custos tarifários para as empresas brasileiras que exportam e permitindo o aumento nos ganhos - o que pode ser direcionado para investimento no aumento da produção, aprimoramento dos produtos e processos ou até mesmo para atender as demais exigências que um processo exportação necessita como adequação de embalagens, dentre outros.


Esse incentivo fiscal foi pensado com o propósito de trazer benefícios e facilidades para empresas que exportam, além de promover a competitividade internacional dos produtos do produzidos no Brasil. Desse modo, não é à toa que o Drawback