© 2016 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.

Embalagens para Chocolate | Orbe Consultoria Internacional

Atualizado: Jan 18


Um dos principais pontos que interferem diretamente na venda de produtos é a adequação da embalagem deste produto para o mercado desejado. Pode parecer de pouca importância, mas as embalagens são muitas vezes a primeira impressão do consumidor sobre o produto, sendo esta impressão boa, a chance de venda é muito maior. Existem muitos fatores que estão ligados a este tipo de adequação de embalagens ao mercado de interesse. Podemos dividir estes fatores em questões de cultura, legislação e físicas da embalagem.


As questões culturais são muito importantes para a venda de uma embalagem adequada para cada mercado, já que as particularidades de cada mercado interferem diretamente em como o marketing do produto deve ser realizado e ainda as restrições culturais que o mercado possui, como por exemplo o consumo de produtos “livres de” atualmente ou ainda a característica do mercado japonês em embalagens individuais para alimentos de consumo rápido, incluindo chocolates.


Outro fator de interferência direta na adequação de embalagens se diz respeito à legislação. Cada mercado possui especificidades acerca de como o rótulo, o material e a tradução devem ser especificados no produto, interferindo diretamente na regulação do produto neste mercado, produtos irregulares não podem ser vendidos, causando prejuízo para as empresas que não se adequam a estas legislações. Em certos mercados, mais de uma língua é falada, desta forma, devem estar contidas na embalagem, informações em ambas as línguas. Além disso, em certos países, as embalagens são muito diferentes do que o mercado nacional, onde tendências no exterior são totalmente diferentes das do mercado nacional. Assim, cabe às empresas identificarem estas especificidades e adequarem seus produtos antes da inserção destes em outros mercados.


As questões físicas da embalagem estão muito ligadas com os outros dois aspectos já citados, mas também são importantes para a venda destes produtos e otimização dos resultados. O material da embalagem, as imagens contidas nas embalagens, a coloração, tudo isto influencia diretamente no interesse do consumidor sobre o produto. No mercado de chocolate isto é muito utilizado, já que em cada mercado, as embalagens utilizadas são diferentes, as imagens que chamam atenção dos consumidores são diferentes e ainda a coloração das embalagens muda de país para país. Existem mercados mais conservadores e outros mais inovadores, tudo isso varia dependendo da cultura e do produto.


Se sua empresa necessita de maiores informações sobre a adequação de embalagens em algum mercado de interesse agende uma reunião aqui.