top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Estudo de Mercado: para que serve?

Atualizado: 28 de abr. de 2020


Exportar não é uma tarefa fácil. Muitos empresários quando pensam nessa possibilidade como forma de expandir sua marca ou produto possuem diversas dúvidas e questionamentos: "Para onde devo exportar?", "Meu produto tem chances de sucesso no mercado X?", "Quem é meu principal concorrente?".


As respostas para essas perguntas podem, muitas vezes, gerar medo e desconfiança no empresário que visa explorar o desempenho de seu produto em novos mercados. No entanto, elas podem ser respondidas com um estudo de mercado. Mas, o que é isso?


O que é o estudo de mercado?

O estudo de mercado é uma análise qualitativa de um país específico, com o objetivo de obter conhecimento suficiente para identificar a melhor forma de inserir o produto nesse mercado alvo. Por meio de pesquisas e análise de dados, avalia-se a probabilidade de sucesso do produto no país a partir de características essenciais para a exportação, tais quais: o perfil socioeconômico dos consumidores, o panorama comercial, a especificidade do mercado, quais as melhores regiões para a promoção comercial e a projeção de mercado para os próximos anos.


Desta forma, a empresa pode se inserir no mercado internacional de modo seguro e eficaz, podendo gerar maiores lucros, visto que a eficiência e a complexidade dos dados permite obter informações essenciais de qualquer país projetado para a exportação. Isto faz com que seu processo de internacionalização ocorra de forma mais rápida, bem planejada e certeira, gerando menos transtornos quando o assunto for exportar.


Mas, quais são os segmentos mais importantes para a análise?

Elencamos alguns pontos que são indispensáveis quando o assunto é conhecer o mercado de forma geral e detalhada. Eles são:

  • Dados gerais do país;

  • Mercado consumidor (Público alvo e índice de consumo);

  • Perfil do mercado;

  • Acesso ao mercado;

  • Formas de distribuição;

  • Concorrência.


Quais são os benefícios desse estudo?

O estudo de mercado possibilita que o exportador tenha um panorama geral das características básicas do mercado desejado, fato que proporciona uma exportação mais direcionada, maior assertividade de absorção do produto, conhecimento acerca da competitividade do mercado e compreensão do público alvo. Dessa forma, esse tipo de análise é crucial para que o empresário desenvolva uma estratégia de exportação personalizada e otimizada, uma vez que esse tipo de negócio necessita de grandes investimentos e preparação.


Case de Sucesso

Um dos nossos cases de sucesso é o estudo de mercado realizado em 2016 para a BIFUM Alimentos, empresa sediada em São Paulo que produz alimentos da cultura taiwanesa no Brasil. Em um estudo estratégico e detalhado, analisamos o mercado da Colômbia para a projeção de seus produtos alimentícios e elaboramos estratégias para uma internacionalização imediata na região da América Latina.


Quer sanar suas dúvidas sobre um país? Quer segurança na hora de exportar? A Orbe Consultoria Internacional pode te ajudar! Agende um diagnóstico gratuito e prepare a melhor estratégia para o seu produto.

bottom of page