Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Orbe

Como a exportação pode te ajudar em épocas de crise?

Atualizado: 21 de fev. de 2021

O cenário de instabilidade causado pela pandemia do novo coronavírus tem atingido as mais diversas áreas da economia. Especialistas do mercado financeiro projetam uma diminuição de aproximadamente 3,76% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2020, além de possíveis efeitos drásticos na taxa de inflação e na cotação do dólar. Para driblar os impactos econômicos e financeiros, instituições de diferentes segmentos têm buscado alternativas para se adaptar às novas demandas, entre elas, a adequação da rotina empresarial para o ambiente virtual e a exportação se destacam como estratégias para combater os danos gerados pela crise.

Mas afinal, o que é exportação?

A exportação é considerada pelos empreendedores brasileiros uma das melhores estratégias de sobrevivência para os períodos de crise. O processo de exportação, basicamente, é a entrada de uma empresa no mercado estrangeiro.



Quais benefícios a exportação vai te trazer?

  • Menor dependência do mercado local e por consequência, da economia local;

  • Benefícios Fiscais ;

  • Mais experiência para seu negócio;

  • A criação de uma marca global.

Outro ponto a se considerar é o aumento da produção que a sua empresa terá devido ao aumento da demanda causado pela exportação, tendo como consequência um menor tempo de ócio na sua empresa, ao mesmo tempo em que sua produção aumenta a compra de matéria-prima também aumenta, ou seja, você pode comprar mais por menos, já que você poderá negociar descontos maiores por conta da maior quantidade comprada.


A modernização da empresa também é um aspecto que não podemos deixar de levar em consideração, o processo de exportação demanda muito da empresa que quer se adequar ao molde internacional, no entanto, essa modernização vai fazer com que sua empresa se destaque de seus concorrentes (principalmente no cenário nacional) em diversos aspectos como a qualidade do produto, produção mais rentável, estratégia de marketing mais madura e claro o reconhecimento internacional.