Feiras e premiações de vinhos: uma oportunidade para o exportador

Atualizado: Ago 17

O mercado de vinhos está em constante expansão, e sua exportação representa uma ótima oportunidade para aqueles que desejam ampliar as suas vendas e aumentar os seus lucros, além de outros benefícios que a exportação pode oferecer. Portanto, se você pretende exportar o produto, ou mesmo se você já tem alguma experiência como exportador de vinhos, não pode deixar de ficar atento às suas principais feiras e premiações nacionais e internacionais, já que marcar presença nesse tipo de evento representa um importante meio de preparação para a internacionalização.


A importância das feiras internacionais para o exportador

O comparecimento em feiras internacionais, tanto como expositor, como visitante, é uma ótima oportunidade ao exportador de primeira viagem de se familiarizar com o mercado internacional, enquanto para o exportador já inserido nesse meio, representa uma maneira de se aprofundar e se atualizar sobre as novas tendências de mercado, elaborando novas estratégias e aprimorando sua competitividade.


As feiras internacionais permitem aos empresários a expansão da imagem de suas marcas, e o alcance simultâneo de tendências em tecnologia, preço, fornecedores, design, entre outros aspectos de um setor específico. Além disso, o exportador pode realizar benchmarking com variadas empresas do mesmo ramo, de diversas partes do mundo, aumentando suas chances de encontrar parceiros para alianças estratégicas, aumentando o seu alcance global. Há também o acesso a uma concentração de público e de concorrentes em um curto período de tempo, possibilitando a consolidação do relacionamento com potenciais clientes, o estreitamento da relação com clientes já existentes, e a avaliação da reação destes ao produto, comprovando o seu grau de satisfação.


Assim, é possível entender porque as feiras internacionais representam uma importante ferramenta de promoção de estudo de mercado e de comercialização., sendo uma grande oportunidade para o exportador.



As principais feiras e premiações internacionais de vinhos

As feiras internacionais de vinhos, além de serem uma ótima oportunidade para aqueles que visam exportar o produto e para o exportador já atuante, também são uma maneira de os amantes da bebida se envolverem mais nessa área e adquirirem conhecimento sobre. Devido à constante expansão desse mercado e do aumento de seus fãs, o número de eventos dedicados ao vinho ao redor do mundo cresce cada vez mais, e sua proporção desses eventos torna-se cada vez maior.


As pioneiras e mais tradicionais feiras se encontram em países europeus, e enquanto algumas dessas se expandiram para países da Ásia e da América, outras novas feiras surgiram em todos os continentes. Dentre as maiores do mundo, encontram-se:

  • Prowein: o evento nasceu na cidade de Düsseldorf, na Alemanha, e ocorre anualmente a mais de 20 anos, geralmente no mês de março. Edições do evento são organizadas também em Cingapura, Hong Kong, Xangai e São Paulo.

  • Vinexpo: criada na cidade de Bordeaux, na França, em 1981, a feira se expandiu para Paris, Nova York, Hong Kong e Xangai, e pode ocorrer anualmente ou bienalmente, dependendo da cidade.

  • Vinitaly: a maior feira de vinhos da Itália ocorre em abril na cidade de Verona, anualmente.

  • Wine and Gourmet Japan: a feira conta não apenas com vinhos e outras bebidas alcoólicas, mas também com produtos alimentícios. Ocorre anualmente na cidade de Tóquio, em abril.

  • Good Food and Wine Show: uma das principais feiras de vinhos da Oceania, o evento australiano conta também com produtos do ramo alimentício e ocorre semestralmente em Sidney e em Melbourne, nos meses de maio ou junho e agosto.

Além das feiras, o universo do vinho conta também com importantes competições ao redor do mundo. Confira abaixo as premiações mais relevantes:

  • Decanter World Wine Awards (DWWA): organizado pela revista de origem britânica Decanter, é a premiação que possui a maior quantidade de participantes, chegando a mais de 15.000 inscritos

  • Concours Mondial de Bruxelles: com origem na Bélgica, em 1994, o concurso passou a ser celebrado em diversos países, inclusive no Brasil.

  • International Wine and Spirits Competition (IWSC): fundada em 1969, é uma das mais antigas e ocorre anualmente em Londres.

  • The International Wine Contest: organizada pela Monde Selection, um Instituto Internacional de Seleções de Qualidade formado em Bruxelas em 1691.

  • Concurso Internacional Bacchus: um dos principais concursos espanhóis, ocorre anualmente em Madri.

  • Mundus Vini: a premiação alemã foi criada em 2011 e ocorre duas vezes por ano na cidade de Neustadt an der Weinstrasse.

  • Challenge International Du Vin: criada há mais de 40 anos, é a competição mais importante da França e ocorre anualmente na comuna de Bourg.


Principais feiras e premiações de vinhos no Brasil

Além das feiras e concursos internacionais, o mercado de vinhos também possui importantes eventos em território nacional, que conta não somente com rótulos brasileiros, mas também com produtos de variadas origens. Dentre tais eventos, de maiores e menores proporções, destacam-se:

  • Wine Weekend: a feira ocorre anualmente em junho, na cidade de São Paulo, e conta com mais de 70 expositores, workshops, música ao vivo e espaço gourmet.

  • Wine South America: a feira é direcionada para profissionais do mercado de vinhos da América Latina e ocorre anualmente em setembro na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

  • Rio Wine and Food Festival: mesclando vinho, gastronomia e cultura, a feira ocorre anualmente em agosto, no Rio de Janeiro.

  • São Paulo International Wine Trade Fair: a feira ocorre anualmente em setembro, na cidade de São Paulo.

  • Adega International Tasting: a feira ocorre anualmente em outubro, em São Paulo.

  • Descorchados: feira referência para aqueles que desejam produtores, enólogos e importadores especialmente da América do Sul, ocorre anualmente em abril no Rio de Janeiro e em São Paulo.

  • Avaliação Nacional de Vinhos: reconhecido como a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, a premiação ocorre anualmente em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

  • Brazil Wine Challenge: Também em Bento Gonçalves, o concurso ocorre anualmente em junho.

  • Concurso Vinhos e Destilados do Brasil: desde 2001, a premiação ocorre anualmente em diferentes cidades brasileiras.

Os eventos citados são só apenas alguns dos muitos outros existentes em vários países, incluso o Brasil. Portanto, se você tem interesse em exportar vinhos, é importante sempre se manter atualizado no calendário de eventos ligados à bebida, para saber com precisão suas respectivas datas e locais.


Além do comparecimento em eventos, existem diversos outros fatores que contribuem para uma estratégia bem sucedida de exportação de vinhos brasileiros.


Quer saber mais sobre as soluções que podem te auxiliar no seu processo de internacionalização? Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços!


Fontes: Blog dos Vinhos | WINE | Wine Not | Comex Blog | Faz Comex | Brazil Wine Challenge | Blog do Jeriel




Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.