O mercado de vinhos para exportação

Atualizado: Mai 3


O vinho remete a diversos períodos da humanidade, entretanto, é muito difícil saber onde esta bebida surgiu. Há referências que indicam que a região da atual Geórgia, antiga República Soviética, foi o lugar onde provavelmente se produziu vinho pela primeira vez, com grainhas que datam entre 8000 e 5000 antes de Cristo. Mas o vinho ganhou fama e se popularizou nas civilizações egípcias, gregas e cristãs. E, na atualidade, com todo o desenvolvimento de tecnologias no cultivo de uvas das mais diversas variedades e na produção do líquido, o vinho ainda é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.


Mas por que exportar vinho?


Constante Expansão do Mercado de Vinhos

O mercado está em constante expansão e ainda há a possibilidade de ampliar ainda mais os negócios dos produtores e consumidores brasileiros com o mercado externo. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o crescimento nas exportações foi de 55% em 2017 e chegou a 44,7% no ano de 2018. Em 2019, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, entre os meses janeiro a junho, as vinícolas, negociaram US$ 6 milhões o que representa um crescimento de 66,75% em relação ao mesmo período de 2018. Em volume, representa a exportação de 3,1 milhões de litros, um acréscimo de 95,78%. Os principais destinos das exportações brasileiras são Paraguai, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Bolívia e China


Parcerias que Facilitam a Exportação de Vinhos

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a China Entry-Exit Inspection and Quarantine Association (CIQA), assinaram um memorando de entendimento (MoU) para capacitação de empresas brasileiras com o objetivo de auxiliá-las a entrar no mercado chinês. O Acordo foi assinado durante um seminário sobre segurança alimentar da Apex na cidade de Xangai e visa fortalecer os laços comerciais com a China, maior parceiro econômico do Brasil. O principal produto beneficiado deste acordo é a proteína animal, entretanto, segundo a diretora de negócios da Apex-Brasil, Marcia Nejaim: “Mesmo sendo o principal mercado, o comércio bilateral ainda está aquém do que poderia ser. Há oportunidades em diversos setores, como frutas, vinhos, cachaças, alimentos processados, cafés especiais, superfoods, entre outros”. Ou seja, o mercado de vinhos na China representa um setor muito promissor para investimentos.


Novos Públicos e Eventos de Grande Porte

Tem-se como destaque a 27ª Avaliação Nacional de Vinhos para Safra 2019, organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), em 28 de setembro de 2019. Um público formado por mil apreciadores teve o privilégio de degustar, ao mesmo tempo, 16 amostras mais representativas da safra num encontro denominado como a grande celebração do vinho brasileiro. Reconhecida como maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, reuniu pessoas de 7 países além do Brasil sendo eles Uruguai, Antilhas Holandesas, França, Espanha, Estados Unidos, Chile, e Itália. Ademais, pode-se destacar que 38% do público do evento foi formado por mulheres. Desde o surgimento do evento, há 27 anos, a adesão do público feminino era muito baixa e, em 2019, ocorreu a maior presença de enólogas, sommeliers, vinhateiras ou apenas apreciadoras.


As mulheres tem tomado maior gosto pelos vinhos, desde sua produção ao seu consumo. Como exemplo disso, a Amavi (Associação de Mulheres Amigas do Vinho), em entrevista cedida a Revista VejaRio, revelou que uma pesquisa com mulheres espanholas constatou que 78% delas são responsáveis pela compra dos vinhos do consumo familiar e mais de 50% das entrevistadas consomem vinho até 2 vezes por semana e 31% diariamente.


É possível constatar que o vinho, desde sua antiguidade, acompanha a humanidade e se tornou uma paixão que, atualmente, movimenta milhões para toda a economia mundial. As exportações de vinhos são uma importante forma lucrativa e que mantém acesa a paixão de vários apreciadores ao redor do mundo.


Fontes: Associação Brasileira e Enologia (ABE)| Wines of Brasil | Rádio Fandango | ALLOG | Apex Brasil | Sabor a vida | Clube dos Vinhos | Pioneiro




Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.