top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Melhores produtos e países para exportar para a África

Atualizado: 17 de fev. de 2021



Pequeno e médio produtor, descubra agora quais são os melhores países e os melhores produtos para exportar ao continente africano. Principalmente os produtos agrícolas derivados da cana-de-açúcar e produtos derivados da pecuária.


Participação brasileira nas exportações para a África


Após a leitura de nosso primeiro texto, sobre as exportações brasileiras para África, é possível perceber a importância de se estudar e acompanhar a evolução e crescimento das importações no continente africano. Não podemos mais deixar de lado esse mercado emergente, ele cresce rapidamente e já é alvo de exportação de muitos países. O Brasil, por exemplo, entre janeiro e junho deste ano, enviou 3,4% de suas exportações totais para a África, representando US$ 3.413.000,00 bilhões de dólares. Apresentando superávit, saldo positivo, de US$ 1.541.000,00 bilhões de dólares.


Parceiros brasileiros importantes na África


Nosso país verde e amarelo exporta para diversos países africanos. Gostaríamos de ressaltar e citar os países que mais importam produtos brasileiros. Separamos uma lista com os 10 principais países africanos alvo de exportações brasileiras. Em primeiro lugar temos o Egito, um país que liga o nordeste da África ao Oriente Médio. Que representa cerca de 18% das exportações totais Brasil-África. Em segundo lugar temos a Argélia, com 17% de representatividade. E em terceiro lugar temos a África do sul, com 14% de representatividade. Segue um gráfico com os demais países e valores que completam nosso “TOP 10”.




Principais produtos exportados do Brasil para o continente africano


Os principais produtos exportados do Brasil para o continente Africano podem ser divididos em 3 grupos. O primeiro, com maior representatividade, seria o grupo dos produtos originados das indústrias de transformação. Já o segundo grupo seria dos produtos originados da agricultura. E o terceiro seria o grupo da indústria extrativa. O primeiro grupo ainda pode ser subdividido em mais 3 categorias. Os produtos derivados da cana-de-açúcar, como por exemplo, açúcares e melaço. Os Produtos derivados do boi e os produtos derivados de aves. O segundo grupo também pode ser subdividido em mais 3 categorias. A soja, o milho e o café. E, finalmente, o terceiro grupo, no qual possui o minério de ferro e seus derivados. Segue um gráfico para melhor exemplificação visual.




Então, ficou interessado nas oportunidades de se exportar para a África?


Fique ligado em nosso blog que logo iremos postar um novo conteúdo sobre “Como exportar para a África”. Se não quiser esperar entre em contato conosco e comece a exportar agora!


A Orbe Consultoria Internacional tem uma série de serviços que são desenvolvidos para facilitar, ampliar e conquistar novos mercados para o seu produto. Venha conhecê-los, amplie seus horizontes com a exportação. Agende uma reunião de diagnóstico, é gratuita!


Aproveite e fique um pouco mais! Com 17 anos de mercado a Orbe Consultoria Internacional vem se renovando constantemente, conheça nossos materiais gratuitos para tirar dúvidas sobre todo o processo de exportação.



Fontes: ComexVis | Fazcomex | Orbe

bottom of page