O Mercado Moveleiro e a Semana de Design de Milão

Atualizado: Ago 17

A indústria moveleira é um dos setores tradicionais da economia, o Mercado Global de Móveis movimenta bilhões de dólares anuais. Sua configuração depende das tendências do mercado internacional, estabelecidas, sobretudo, pela Itália e pela Alemanha, referências mundiais de tecnologia de produção de bens, além de expressivos fabricantes e consumidores de móveis.


O Mercado Moveleiro

O Mercado Moveleiro é um segmento mercadológico responsável pela fabricação de móveis para os mais diversos usos. Entre os maiores produtores, e, simultaneamente, consumidores do ramo, estão, respectivamente, China, União Europeia (representada, sobretudo, pela Itália e pela Alemanha, referências em tecnologia e design) e os Estados Unidos.


Dados de 2017 expõem o provento anual de aproximadamente US$ 425 bilhões no comércio internacional de móveis. Especialistas apontam uma crescente recuperação do mercado internacional de móveis desde 2018, e conjecturam expansões significativas entre os anos de 2019 e 2023.


O êxito das exportadoras do mercado moveleiro internacional está essencialmente vinculada à diferenciação do produto, à redução dos custos de produção e ao desenvolvimento de um plano estratégico intermediário. As estratégias comerciais têm como suporte as tendências internacionais promovidas pelos grandes produtores de móveis, e a Semana de Design Milão se mostra a maior exposição internacional de design da atualidade, que contempla diversos estilos e segmentos.


O Mercado Brasileiro de Móveis

No Brasil, há mais de 20 mil fábricas e estabelecimentos pertencentes ao setor moveleiro, que sofreu expansão na última década, gerando milhares de postos de trabalho. O mercado nacional se destaca pela diversidade de métodos produtivos e matérias-primas, além da alta especialização em segmentos específicos, como produtos para cozinha, sala, banheiro, entre outros.


Ainda que os designs europeus e estadunidenses tenham destaque internacional, novas tendências do segmento evidenciam as produções contemporâneas de origem latino-americana. No último ano, empresas brasileiras participaram do Salone, o Salão do Móvel de Milão detentor de prestígio internacional, principal exposição de móveis e artigos decorativos.


Semana de Design Milão 2020

A Semana de Design de Milão é um evento internacional que concentra arquitetos, artistas, designers e influencers do mundo todo na metrópole italiana. O Salone é a maior feira mundial do ramo moveleiro, responsável pela apresentação anual das tendências do setor. Ademais, o Salão do Móvel de Milão é referência internacional para o mercado imobiliário e para a indústria do maquinário usado na produção de móveis, além de fomentar trocas idôneas entre profissionais de excelência.


Durante a semana, a cidade dispõe de apresentações, exposições e projetos culturais, além disso, disponibiliza pontos turísticos históricos para mostras paralelas do FuoriSalone, que une diversas iniciativas artísticas que permitem que os participantes experienciem a singularidade do design.


Após a mudança de calendário justificada pela pandemia de Covid-19 na Itália, o evento ocorreu entre os dias 16 e 21 de junho de 2020, e envolveu duas exposições centrais, a Eurocucina (cozinha) - exposição e o Salone del Bagno (banheiro), realizados somente em anos pares, além dos setores de design e móveis, que há anos atraem público internacional. A temática deste ano buscou articular sustentabilidade e economia circular em uma mostra inovadora.


  • Eurococina


A Eurococina é uma exposição dedicada à apresentação de produtos e soluções inovadoras para a cozinha. A edição de 2020 contou com a participação da B&B Italia, especializada na criação de móveis modernos e design de interiores. A empresa realizou uma abordagem conceitual na apresentação da sua movelaria Arclinea, que interpreta a cozinha como um espaço de confraternização e harmonia.


A LAGO, empresa italiana dedicada ao design e produção de móveis modulares, demonstrou esforços no empreendimento de móveis personalizados, com a disposição de 400 opções de acabamento. A companhia ocupou ativamente os espaços assegurados pelo evento em Milão.


No âmbito da sustentabilidade, a companhia italiana de Veneta Cucine, especialista na produção de móveis para sala e cozinha, representou um programa lógico e minimalista, que defende a otimização da gestão dos recursos.


  • Salone del Bagno


O Salone del Bagno é uma vitrine em expansão, dedicada à mostra de móveis, acessórios e soluções para banheiros, como torneiras, banheiras, sistemas hidráulicos, entre outros.


A exposição de 2020 apresentou grande oferta comercial para o setor. A apresentação das tendências em móveis, hidromassagens e revestimentos teve destaque devido à variedade e excelência dos produtos, esquematizados de forma tangível e agradável.


A Semana de Design Milão é um evento imperdível para empreendedores e designers do ramo moveleiro. Além da atmosfera ideal para a consolidação de uma rede de contatos com profissionais do exterior, essencial para instituições que almejam a exportação, a exposição garante uma experiência única e inspiradora.


A Orbe Consultoria Internacional é uma Empresa Júnior de Relações Internacionais especializada no desenvolvimento de soluções estratégicas abaixo do preço de mercado. Se interessou pela temática? Aprenda sobre a exportação de madeira para os Estados Unidos!


Fontes: Banco do Nordeste | Exame | Gazeta do Povo | Habitus | Siq MKT



Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.