Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Orbe

Você sabe a importância do censo demográfico para as políticas públicas?

Atualizado: 13 de mai. de 2021

No último mês, um assunto tomou conta das redes sociais e dos noticiários ao redor do Brasil: a suspensão do censo demográfico de 2021 após a aprovação do orçamento anual pelo poder executivo. No entanto, muita gente não sabia o quanto o censo é importante para um país.


Você é uma dessas pessoas? Ou simplesmente não entendeu o quanto que a decisão de não realizar o balanço da demografia de um país pode afetá-lo? Não tem problema, nós te ensinamos neste post! Nós, da ORBE Consultoria Internacional explicamos o que é o censo, o que ocorreu no orçamento de 2021 e qual foi o veredito sobre o balanço demográfico, além de explicarmos também sua importância para as políticas públicas de um município, estado, ou até mesmo de um país.


Ah, além disso, também te dizemos como ele é importante para a realização de nossos serviços! Mas poxa, você caiu de paraquedas aqui, e não sabe quem é a Orbe ou os serviços que oferecemos?


Nós somos uma empresa júnior de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista, a UNESP, localizada em Franca, e desde 2003 realizamos serviços de consultoria internacional. Se você ficou curioso, clique aqui para conhecer mais dos nossos serviços. Agora, te convidamos para descobrir qual a importância do censo e tudo que ela gerou no Brasil ultimamente.


O que é o censo demográfico?


De uma forma simples, podemos definir que o censo demográfico nos diz quem somos como um povo brasileiro, qual nossa idade, o tamanho de nossa população e, portanto, quem compõe o Brasil. Ele é realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e consiste em um questionário que investiga características demográficas, sociais e econômicas de todo o contingente populacional brasileiro que vive em domicílios particulares permanentes. Então, é preciso reforçar que , nesse caso, o censo demográfico exclui os moradores de rua.


Dessa forma, o censo abrange questões como taxa de natalidade, de fecundidade, de mortalidade e de migração da população, além de acesso a água e saneamento básico nos domicílios. Ademais, também realiza um balanço sobre raça e gênero dentro dos domicílios, sobre a distribuição de renda e as condições de moradia nos centros urbanos.


Mas de quanto em quanto tempo ele é realizado? A cada 10 anos, o censo demográfico é realizado no Brasil pelo IBGE, pois, em um curto período de tempo, a população pode sofrer alterações significativas. No entanto, nesta década, a pesquisa, que deveria ter sido realizada em 2020, teve recursos destinados ao Ministério da Saúde para auxiliar nas medidas contra a pandemia do coronavírus. Então, ficou definido que ela só seria realizada em 2021, com orçamento e questionários reduzidos para levantar informações sobre a sociedade brasileira. Contudo, já em 2021, a pesquisa foi cancelada por falta de previsão no orçamento do ano.