Lingerie como destaque na exportação brasileira

As empresas brasileiras têm crescido na exportação de lingerie. No entanto, para quem nunca trabalhou com comércio exterior, a decisão de começar a investir no mercado internacional costuma trazer insegurança. Para ajudar neste momento de incerteza, este artigo trabalhará o panorama geral da internacionalização do setor nos últimos anos. Você sabe como os dados do setor variaram nos últimos anos? Você sabe como a pandemia impactou o segmento? Descubra já!



Dados do setor

De acordo com os dados fornecidos pelo Trade Map, as exportações brasileiras de lingerie se mantêm estáveis com no mínimo 200 toneladas comercializadas anualmente. Nos anos de 2016 e 2018 houve um recuo em comparação ao ano anterior de 15% e 16%, respectivamente. Já nos anos de 2017 e 2019, houve um crescimento das vendas internacionais de 24% e 7%, respectivamente.


Neste período, os principais destinos das exportações advindas do Brasil permaneceram na América Latina, sendo eles Paraguai, Uruguai e Chile. Mas isso não significa que o comércio internacional de roupas íntimas do Brasil se prende a esta região, ele também se expande para outras partes da América, Europa, Oceania, Ásia, e África.


Os dados apresentados comprovam a forma como as empresas brasileiras têm conquistado o mercado mundial de lingeries. Além disso, a estabilidade das exportações ajuda a dar maior segurança para o empresário que busca internacionalizar sua marca e desbravar novos mercados.


Premiação de empresas brasileiras do segmento

Algumas empresas brasileiras ganham tanto destaque no comércio exterior que são indicadas a premiações internacionais. A empresária Rosana Marques, por exemplo, ficou entre as cinco finalistas do Prêmio Empretec Women in Business Awards 2018, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento do Comércio (Unctad).


A premiação de uma empresa ajuda a atrair a atenção do consumidor para a marca, tornando-a referência para aquele mercado. O número de empresas reconhecidas em premiações serve como termômetro para a relevância do país no segmento. Sendo assim, por mais que o Brasil mantenha suas exportações de lingeries estáveis, é possível perceber que ele ainda tem muito para avançar neste mercado.


O impacto da pandemia para o comércio do setor

Uma dúvida que traz inquietação a muitos empresários atualmente é com relação ao impacto que a pandemia teve para o comércio de seu produto. Diante do cenário atual, as empresas do segmento tiveram que parar a produção de peças íntimas e passar a produzir equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras.


Com a parada na atividade produtiva do ramo, as empresas começaram a se reinventar com relação ao marketing, desenvolvendo novos produtos e buscando maior capacitação. O momento deu espaço para os empresários estudarem e elaborarem estratégias de acordo com as novas metas da empresa.


As estratégias de inserção internacional têm sido mais bem planejadas com base em dados. Um exemplo dos dados considerados são demanda do mercado, tendências do setor e análise do que a concorrência está fazendo. Com isso, os empresários conseguem reduzir os riscos durante a conquista de um novo mercado.


Além disso, a maior dedicação no estudo do mercado permitiu que o empresário entendesse as tendências do público. A partir disso, foi possível reconhecer que os mercados mais maduros exigem uma consciência ambiental das empresas. Isso fez com que algumas empresas aderissem à luta por uma moda mais sustentável.


No que a Orbe Consultoria Internacional pode ajudar?

A Orbe Consultoria Internacional entra justamente nessa parte de inteligência de mercado com você. Enquanto você se dedica aos processos que continuam funcionando e à inovação dentro da sua empresa, a Orbe fica encarregada de fornecer os dados estratégicos que você precisa para se planejar para o futuro. Se você já sabe o mercado que deseja, a Orbe faz um estudo de mercado de acordo com a sua necessidade para te colocar à frente da sua concorrência. Ficou interessado? Entra em contato com a gente!


Fontes: Trade Map | Textilia | Juruaia | Tex Brasil | Agência Brasil



Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.