Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Orbe

Marketing Urbano: A gestão pública no desenvolvimento do município

Atualizado: 18 de fev. de 2021


O que é Marketing Urbano?

Na esfera governamental, é comum o debate sobre formas de se projetar uma cidade no cenário internacional, e se você é um gestor público provavelmente já se pegou pensando nisso. Existem diversas ferramentas que auxiliam nessa projeção, dentre elas, o marketing urbano ou marketing de cidades, um braço do planejamento estratégico da gestão pública.


A primeira coisa a ser levada em conta para que seu município seja destaque no cenário internacional é que ele tenha uma "marca", algo notável que o represente, para ser facilmente lembrado diante de milhares de outros. Logo, a gestão deve buscar uma identidade para a cidade, e a partir dessa identidade buscar seu nicho de atuação. Estamos falando de uma lógica de organizações privadas que é transferida para o setor público local, pois também envolve pensar em objetivos, missões e valores.


Nesse caso, o produto pensado através desses três pontos é a cidade, que deve apresentar uma identidade comercializável e rentável, dada suas aptidões e características, principalmente tendo em vista a atração de investimentos produtivos privados, de extrema importância para o desenvolvimento do município.

Ferramentas de Marketing Urbano

O Marketing Urbano surge com uma proposta de estruturar a identificação do público com a cidade através de um plano de desenvolvimento municipal. Mas quais são as ferramentas indispensáveis utilizadas para que o cidadão se identifique mais facilmente com o seu município?


A Orbe Consultoria Internacional elencou as 5 principais para você entender melhor o que compõe esse processo:

1. Ícones Arquitetônicos

A presença de grandes marcos da arquitetura é sempre uma via para a fácil assimilação daquele município com a obra e seu consequente destaque mundial.

2. Eventos Emblemáticos

Sediar grandes eventos mundiais como premiações renomadas, olimpíadas, copa do mundo, etc é um exemplo célebre de projeção do município internacionalmente.

3. Marcas (arquitetos, edifícios, marcas de intervenção por equipe especializada)