O mercado brasileiro de carne suína

Atualizado: Mai 3


O mercado brasileiro de carne suína

A suinicultura ou popularmente chamada de criação de porcos domésticos, desempenha um papel estratégico para a alimentação humana sendo uma das carnes mais consumidas do mundo. O Brasil apresenta um papel muito estratégico dentro da economia deste setor como o quarto maior exportador de carne suína no mundo com 84%. Dentro do Brasil, a região sul, mais especificamente o Estado de Santa Catarina, tem o foco na produção com 27,9% do total produzido, porém, apenas 16% desse valor é destinado ao mercado internacional.


A exportação de carne suína em números

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), responsável pelas estatísticas do setor, em 2018 foram exportadas 646 mil toneladas de carne de porco para todo o mundo. Em 2019, ocorreu um aumento de 16,2% nas vendas, totalizando 750,3 mil toneladas. Em 2020, as exportações em natura já registraram US$ 118,86 milhões na parcial de março sendo 1,8% maior comparado ao mês de fevereiro e 22,9% maior que a média de preço praticado em março de 2018.


Em volume, o embarque de carne suína em março de 2020 já totalizou 47,4 mil toneladas com média de 3,2 mil toneladas embarcadas diariamente. Ainda segundo a ABPA, o maior comprador de carne suína brasileira é a China, tornando-se o maior cliente em janeiro de 2019 importando 248,80 mil toneladas ao longo de todo o ano que, se comparado com os dados de 2018, é 61% maior.


Como a pandemia do COVID -19 afeta o setor de carne suína?

A associação ABPA responsável pelo cálculo estatístico do setor, se mostra positiva a respeito da atual conjuntura internacional da pandemia de coronavírus e reforça que a demanda por carne no ambiente asiático permanece alta. Vale ressaltar que, embora a pandemia possa impactar os processos logísticos, a China não teve mudanças em seu saldo de exportação.


Fonte: História dos Suínos | Exportações de Carne de Porco - G1| Relatório anual da ABPA (2018) - G1 | Sinocultura Indústria



Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.