© 2016 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.

Mercado de Espumantes | Orbe Consultoria Internacional


O mercado de espumantes brasileiro está se destacando em todo o mundo, tendo ganho mais de 1500 medalhas em concursos internacionais. Produzidos majoritariamente na Serra Gaúcha, que possui clima semelhante ao de Champanhe na França, são vistos internacionalmente como os melhores produzidos no Cone Sul, superando grandes nomes da indústria vinícola, como Argentina, Chile e Uruguai. Isso ocorre pois tais países já possuem um mercado de vinhos tintos com nomes consagrados internacionalmente, como Carmenere, Malbec e Tannat. Incapazes de competir em tal mercado, os produtores brasileiros especializaram-se na produção de espumantes de extrema qualidade e cobriram o vácuo deste produto na região.


O resultado deste empreendimento está aparecendo agora, com o aumento de 66% nas exportações apenas no primeiro semestre de 2019, sendo os principais destinos Paraguai, Estados Unidos, China, Rússia e Colômbia respectivamente. Em comparação a 2015, a variação das exportações de espumantes brasileiros entre janeiro e junho de 2019 aumento 370%, e as projeções para 2020 são bastante otimistas.


A produtora Aurora é a líder no Brasil na exportação de espumantes. Destaque nas competições vinícolas, está exportando principalmente para o leste asiático, China e Japão. No período entre janeiro e agosto de 2018, exportou 22 mil garrafas em todo o mundo, um crescimento de 47% em comparação ao ano anterior. A empresa afirmou que os principais fatores para o aumento em suas exportações foram as premiações internacionais.


Ficou interessado no processo de internacionalização de espumantes? A Orbe pode te ajudar com as melhores estratégias!


ENTRE EM CONTATO


Fontes:

Pioneiro

Comex do Brasil

Estado de Minas

GaúchaZN