© 2016 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.

Mercado de Tapioca | Orbe Consultoria Internacional



A tapioca tem origem indígena e é produzida a partir da fécula extraída da mandioca. Por ser uma opção nutritiva, prática e livre de glúten, açúcar e gordura, o mercado desta iguaria começou a crescer junto com o desejo por uma rotina alimentar mais saudável e equilibrada. A goma já dominou o mercado nacional, após se expandir para além das regiões Norte e Nordeste, e tem se expandido internacionalmente. Como consequência do aumento de seu consumo, há uma grande movimentação da produção da mandioca, a matéria-prima do alimento.


Para José Eduardo Pasquini, atual vice-presidente da ABAM (Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca) em sua declaração, o mercado da tapioca é uma boa notícia para o setor devido a seu maior valor agregado e alta demanda. Segundo ele, mesmo que a produção cresça, haverá mercado para destinação do produto.


De acordo com o Trade Map, base de dados de estatísticas comerciais, os principais destinos para o produto foram, respectivamente, Estados Unidos, Espanha e Portugal. O Brasil exportou, em dólares americanos, 3.514 para os EUA, 1217 para a Espanha e 545 para Portugal. Atualmente, o alimento já é exportado para todos os continentes.


Como referência a questões culturais, a exportação de tapioca significa a disseminação da cultura dos povos nativos brasileiros para todo o globo. Por ser versátil e permitir diversas combinações com seus recheios, a tapioca facilmente conquista o paladar popular e tem muito potencial de expansão para conquistar o mercado de novos países.


Ficou interessado no mercado de exportação de tapioca? A Orbe pode te ajudar a montar as melhores estratégias!

ENTRE EM CONTATO

Fontes:

Trade Map

Folha Agrícola

Organics News Brasil