top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Moda praia: o que esperar desse segmento nas exportações brasileiras?

Especificidades do Brasil


No Brasil, o segmento da indústria têxtil ganhou relevância pelo crescimento a partir dos anos 1990. Além disso, a qualidade dos produtos nacionais é, também, reconhecida internacionalmente, com exportações alcançando principalmente os Estados Unidos e Portugal (dados do IEMI referentes a 2017).


A demanda por moda praia ganha destaque todos os anos por ser um país tropical, com mais de 7 mil quilômetros de litoral, e pelo reconhecimento mundial, já que é o maior exportador do segmento.


Mas antes de entender um pouco mais desse setor, se você caiu aqui de paraquedas e não sabe quem nós somos, bem, vou te explicar um pouquinho! A Orbe Consultoria Internacional, é uma Empresa Júnior de Relações Internacionais com o intuito principal de permitir com que empresas como a sua, alcancem o cenário internacional da forma mais descomplicada possível. Estamos presentes no mercado há 17 anos, contribuindo para transformar o desejo de internacionalização em possibilidades reais. Tirar o projeto do papel e de fato alçar voo no comércio internacional é o grande sonho de muitas empresas, concorda comigo? E é para isso que estamos aqui. Nossa essência é ajudar você a impactar!


Bom, agora que eu te contei um pouco quem somos, bora falar um pouco sobre o mercado da moda praia e o que esperar para o ano de 2022.


Pandemia e ecommerce


O isolamento social e fechamento de locais públicos, como piscinas e praias, principalmente em 2020, mas, também, em 2021, prejudicou as vendas de moda praia por todo o globo. No entanto, esse mercado pretende se recuperar por meio de inovações, sendo uma delas o foco em ecommerce. Esse movimento de inovação se torna perceptível a partir do gráfico:


Outras inovações e focos de análise


Primeiramente, a indústria de moda praia tem sua produção baseada no comportamento de compra do seu público-alvo. Por isso, uma pesquisa de moda precisa envolver as tendências de consumo. Um exemplo disso é apresentado por um relatório setorial do Sebrae de 2019 sobre as perspectivas para o varejo de moda, que analisa a diferença de comportamento entre pessoas da geração Y e Z perante lojas online ou físicas.


Percebe-se, então, que as pesquisas de mercado são fontes de dados essenciais para um negócio de moda praia. As informações, no entanto, variam ao longo do tempo, sendo necessário consultá-las com frequência.


A partir disso, um estudo da Research And Markets mostra que há fatores essenciais, como design, tendência e conforto do tecido, que desempenham um papel importante no direcionamento do mercado.


Em particular, os fabricantes e designers de moda praia têm sucesso com peças de valor agregado por meio de estampas, cortes e, até mesmo, marcas de nome/luxo.


Expectativas para 2022


As tendências são a diversificação e a aposta em peças exclusivas. Isso se dá por meio do foco em diversidade de corpos, em diferentes cores, em estilos específicos para diferentes sazonalidades, em tendências nas redes sociais e em acessórios opcionais.

Além disso, as previsões climáticas apontam para um verão mais brando em 2022 em decorrência do fenômeno La Niña, o qual afeta de formas diferentes cada região do Brasil. Tal fato pode ser explorado por meio de diferentes acessórios e cortes dos trajes de banho.


Principais mercados que o Brasil exporta


A moda praia é o segmento que lidera o ranking dos índices de exportação de moda brasileira, com cerca de US $10 milhões exportados em 2018 para países como Estados Unidos, Portugal, França, Israel, Grécia, Itália e Reino Unido.

Nesse contexto, o Brasil é uma menção internacional em design de costume praia, tendo grandes oportunidades de acrescentar a internacionalização deste segmento, inclusive para micro e pequenas empresas que vêm ganhando cada vez mais visibilidade em importantes feiras internacionais como a Miami SwimShow e a Cabana, ambas nos Estados Unidos, o maior importador de beachwear do mundo.

No mês de julho, a cidade de Miami, nos Estados Unidos, recebe um grupo de 19 marcas brasileiras de moda praia para participar de duas importantes feiras do segmento: Miami SwimShow e Cabana. As empresas recebem o apoio dos programas de exportação de moda brasileira Fashion Label Brasil, da ABEST, e Texbrasil, da Abit.

A exportação da moda praia é uma ótima oportunidade de negócio para que as empresas consigam um bom faturamento não só durante o verão, época dos maiores índices de vendas, de forma que a sazonalidade do produto pode ser vantajosa para permitir que o leque de vendas permaneça amplo durante todas as épocas do ano, pois como as estações diferem de acordo com o hemisfério que o país está, isso pode proporcionar para o exportador uma constância na produtividade do negócio.

O sucesso da exportação da moda praia se explica também devido à capacidade do setor nos últimos anos de acompanhar as tendências da globalização. Este processo consiste na instalação de núcleos de produção ao redor do mundo, com divisões entre centros de design, tecnologia, extração de matéria-prima e confecção, além de estratégias de exportação e importação.

Para aumentar a moda brasileira e o design no país, em 2003 foi criada a Associação Brasileira de Estilistas, a ABEST, que possui como princípio central o desenvolvimento das marcas brasileiras dentro do mercado internacional, isso por meio da disseminação do estilo de vida do país, e da sua identidade, o que atrai os compradores por ser um diferencial. Segundo o portal Apex Brasil, atualmente a associação não possui fins lucrativos, e abarca 120 marcas brasileiras, as quais exportam para 57 países.


Análise do mercado da Moda Praia


Para uma análise eficiente e precisa, é fundamental contar com instituições ou empresas confiáveis. Nesse sentido, a Orbe Consultoria Internacional se apresenta como a solução ideal para quem quer aproveitar as oportunidades internacionais com sabedoria e segurança. Para isso, nossos serviços auxiliam as empresas parceiras com uma visão estratégica sobre o mercado atual:


A Identificação de Mercado é um serviço que utiliza uma metodologia exclusiva da Orbe, que consiste na proposta de analisar os fluxos de mercado, parâmetros setoriais, comerciais e competitivos utilizando-se de dados quantitativos para apontar e identificar os melhores “países destino” para uma exportação bem sucedida. No meio da Moda Praia, o serviço é muito oportuno, uma vez que os países destino mudam de acordo com a época do ano em decorrência da chegada do verão.


Por sua vez, Estudo de Mercado é um serviço da Orbe que oferece uma análise completa do mercado alvo escolhido pelo exportador, para que seja possível traçar uma estratégia no comércio exterior que seja própria para aquele mercado, levando em conta suas especificidades e exigências. Um de nossos produtos é o Estudo para um relatório completo sobre como exportar de maneira otimizada e, também, a identificação de mercados para identificar quais os melhores locais para seu produto.


Diante disso, Estudos de Marketing se mostram muito importantes e complementam os serviços mostrados através de uma abordagem personalizada para um determinado mercado, pois, entendendo o perfil dos clientes da marca e suas preferências, obtém-se uma vantagem na formulação de estratégias e as vendas são mais eficientes.


Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato conosco, estaremos completamente dispostos a te ajudar! E não se esqueça de ficar por dentro das nossas redes sociais, principalmente do nosso Instagram e LinkedIn. Por lá fazemos publicações semanais acerca dos nossos serviços e das atualidades do mercado interno e internacional. Fique ligado também em nosso site, onde postamos diversos artigos sobre as tendências mercadológicas além de diversos e-books gratuitos para download.






Comments


bottom of page