top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

O mercado de carne de frango

Atualizado: 26 de ago. de 2020

Você sabia que a carne de frango é um dos alimentos mais presentes no mercado norte-americano e no mercado brasileiro?


Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo per capita, em 2018, foi de 41,99 Kg, in natura e nas mais variadas formas de processamento (inteiro, em pedaços, salsichas, alimentos prontos, entre outros). Ou seja, de acordo com o censo populacional de mesmo ano, no qual foram computados 209,5 milhões de habitantes, o consumo total de carne de frango consumida, foi de aproximadamente 9,0 milhões de toneladas. Seguindo o mesmo raciocínio, a população dos EUA, que igual a brasileira, consome 42 kg per capita, por ano – de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), é a maior consumidora do planeta. E, em 2018, o consumo foi de 13,5 milhões de toneladas.


1. Consumo Per Capita de Carne de Frango no Brasil (Kg/Hab)



Por que o preço da carne de frango subiu no mercado interno?


A exportação não só influência o mercado interno, mas sim, é uma das principais variáveis na hora de analisar a mudança dos preços. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (22), pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as exportações de carne de frango in natura tiveram um grande aumento nas duas primeiras semanas desse mês, conforme dados parciais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), diminuindo a disponibilidade interna dos produtos. Ou seja, á medida que a exportação apresenta um bom desempenho acaba por causar uma valorização do produto no mercado interno.


Os números da exportação e produção de carne de frango brasileiro no

mercado internacional:

O Brasil é o maior exportador de frango do mundo, sendo 66% da exportação de cortes, seguido por 27% de frangos inteiros e o restante divide-se em embutidos, salgados e industrializados. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), responsável pelas estatísticas do setor, em 2018 foram exportadas 4,101 mil toneladas de carne de frango brasileira para todo o mundo. Em 2019, ocorreu um aumento de 2,8% nas exportações, totalizando 4,212 mil toneladas.

2. Exportações Brasileiras de Carne de Frango – Série Histórica


Também de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2018, foram produzidas 12,86 mil toneladas no território brasileiro, sendo o sul do país o maior produtor. Em 2019, houve um aumento de 2,3% na produção, totalizando 13,15 mil toneladas.


3. Produção Brasileira de Carne de Frango (Mil Ton)



Projeções para 2020 e o impacto do novo coronavírus COVID-19


Quem acredita que as incertezas geradas pelo novo coronavírus vão diminuir a produção e a exportações da carne de frango brasileira, está totalmente enganado. A projeção para o ano de 2020 dessas duas áreas é de crescimento. Na produção, cerca de 4% e 5%, podendo chegar a 13,7 mil toneladas. E, na exportação, segundo projeções contidas no relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), no dia 12/3, as exportações brasileiras de carne de frango devem crescer 5% em 2020, podendo alcançar 4,5 mil toneladas.


Não apenas projeções mostram esse cenário positivo, mas também, os próprios dados de exportação nos dois primeiros meses do ano. Segundo este mesmo relatório, o volume de exportação aumentou quase 14%, batendo recordes no mês de fevereiro. Segundo o USDA, o principal motivador das exportações de carne de frango brasileira é a necessidade contínua e constante da China e de outras regiões do mundo, como Iêmen, Cingapura, Jordânia, Líbia e Afeganistão. Essa necessidade é advinda pela diminuição da produção interna de carne de frango por esses países causada pelo novo coronavírus e, também, pela Influenza Aviária, uma vez que o Brasil está atualmente bem posicionado com um bom estado sanitário para atender à demanda mundial.


Quer saber mais sobre os benefícios da exportação? Temos um artigo que vai te ajudar: Como a exportação pode te ajudar em épocas de crise.


bottom of page