O mercado internacional para calçados de couro brasileiro

Atualizado: Mai 13


Para conhecer o atual mercado calçadista de couro é importante primeiramente, analisar as tendências globais de consumo. Paralelamente às mudanças que a atualidade e a globalização trouxeram, o consumidor de hoje está se tornando cada vez mais preocupado com questões que possam afetar o meio ambiente, os animais e os trabalhadores envolvidos no processo de produção. Para isso, os clientes têm interesse em conhecer as marcas que consomem e suas histórias por de trás do produto. Dessa forma, a transparência se mostrou uma aliada de muitas empresas que se preocupam com o que seu consumidor pensa e reproduz. Consequentemente, muitas delas deram início a uma maior exposição do processo de produção, criação e fabricação dos produtos, principalmente marcas renomadas mundialmente.


Tendências de calçados de couro e sustentabilidade

Do engajamento certamente se aplica ao mercado calçadista de couro. Como se sabe, a cadeia produtiva de couro abrange desde a comercialização do calçado até a criação do animal. Além disso, existem muitas pessoas que possuem preferência por produtos de couro real, e não sintético, como já é comercializado em muitos locais. Para tanto, é observado cada vez mais, marcas de todos os tipos de produtos, se alinhando a nova onda sustentável e anunciando as boas maneiras para com o meio ambiente, através de bons tratos para com os animais.


Ademais, o processo de produção e tratamento libera resíduos derivados do couro que são prejudiciais ao meio ambiente. Como alternativa, existem muitas marcas crescendo atualmente no mercado com a denominação de “ecológicos” que utilizam materiais menos nocivos ao meio ambiente, havendo a substituição do cromo por substâncias alternativas, como taninos vegetais. Além disso, seguindo a moda verde, reutilizar água e reciclar resíduos finais da industrialização dos produtos evidentemente ajudará na reputação da marca perante o mercado.


Para além dessas questões, seguir e entender o mercado da moda e as inovações é sempre importante quando se lida com calçados e roupas. Produtos de couros produzidos para vestuário e calçados devem acompanhar as tendências da moda para agradar os consumidores mais atentos a esses assuntos. Além disso, a tendência tecnológica se inclina cada vez mais para o e-commerce. Há uma estimativa de 67% de vendas de calçados na plataforma online, facilitando as compras daqueles que precisam de praticidade e falta de tempo. Dessa forma, é demasiadamente importante o investimento no marketing, em plataformas online e em logísticas seguras para realizar as compras.


Segundo dados do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), em agosto de 2019, 18 marcas internacionais as quais consomem o couro brasileiro como Timberland e Vans, exigiram esclarecimentos da procedência do produto devido queimadas e desmatamentos ocorridos na Amazônia. A partir do esclarecimento proporcionado pela CICB, não houve suspensão das exportações, mas o caso deixa evidente como é importante ressaltar a transparência desde a origem até o produto comercializado no mercado internacional


O Mercado de couro brasileiro no cenário internacional

O Brasil apresenta um grande destaque no mercado de couro uma vez que exporta para 80 países, entre eles China, Estados Unidos e Itália e gera mais de 40 mil empregos. Esse destaque se dá por possuir o maior rebanho comercial do mundo com exportações que geram mais de US$ 2 bilhões por ano, segundo dados do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Os Estados brasileiros que tem o maior destaque para a exportação de produtos de couro são Rio Grande do Sul com 26,3%, São Paulo com 16,1%, com ênfase para o setor calçadista do município de Franca, e Goiás com 14,2%. Sobre valores, em dezembro de 2019 encerrou arrecadação das exportações e peles com 82,6 milhões de dólares, já em 2020, o primeiro trimestre arrecadou cerca de 277 milhões de dólares, segundo dados fornecidos pela CICB.


Fontes: CICB | ABICAÇADOS | Summit Agro | G1 |



Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.