top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

O que é a Paradiplomacia?

Atualizado: 8 de fev. de 2021


Desde a década de 1990, a urbanização acelerada e o crescimento econômico de certas regiões do planeta deram origem a cidades e áreas com economias maiores que as de vários países. Alguns exemplos dessas metrópoles são Nova York, Xangai e São Paulo. Isso se firma devido à paradiplomacia, um termo das relações internacionais que tem o intuito de definir um ator subnacional. Sendo assim, ele não define um Estado por completo, mas uma pequena região ou um município.


Afinal, coma a paradiplomacia se desenvolve?

A paradiplomacia só é possível de ser realizada quando há uma forte autonomia administrativa. Com isso, o município ou região consegue fechar acordos, tratados e convênios com diferentes atores na projeção do âmbito internacional. Desta forma, podem ser estabelecidos vínculos com cidades-irmãs para promover interesses comuns.


Outra forma de exercer a paradiplomacia é através da participação em feiras internacionais de negócios. Este ambiente permite que a cidade ou região promova produtos, serviços e tecnologia. Ela pode até mesmo atrair turistas e investidores a partir do comparecimento aos eventos com uma estratégia de divulgação bem planejada.


Mas como fica a relação dessas regiões e municípios com seus Estados?

Para entender melhor o efeito da paradiplomacia no sistema internacional, conceitua-se como uma relação trilateral: entre o governo central, o governo municipal ou regional e os atores estrangeiros. Esta relação harmoniosa que se dá entre esses 3 atores, pode ser estabelecida desde que sigam as regras firmadas da diplomacia do governo geral.


Além disso, os governos locais podem participar das relações internacionais de outras maneiras, outros atores que ajudam nessa forma de estabelecimento de vínculos. No caso do Brasil, é possível encontrar apoio nos trabalhos de Antônio Carlos Lessa e na atuação da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI).


E então, o que é paradiplomacia?

Em suma, a paradiplomacia é um ativismo entre cidades ou regiões que, mesmo com a parceria do governo central, realiza-se de forma autônoma e cresce rapidamente por todo o globo. O objetivo é que seja feita uma prospecção internacional em defesa dos interesses locais. Com isso, a ação permite a implementação de novas políticas públicas através da expansão da rede de contatos para novas fronteiras.


bottom of page