© 2016 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.

Cidades Irmãs | Orbe Consultoria Internacional

Atualizado: Jan 18


Cidade-irmã é uma designação mais adotada na América, sendo conhecida na Europa como Geminação de Cidades. Estes nomes são dados a um conceito muito singular, que tem como seu ponto principal a criação de mecanismos protocolares junto à relação de estabelecer contato e se expandir a nível espacial, cultural e político. A partir desta relação, cidades de diferentes regiões do globo podem se conectar e estabelecer uma cooperação. Com frequência, ao em contato uma com as outras, as cidades-irmãs se apresentam trazendo as suas semelhanças, como a demografia e a formação histórica, a fim de estabelecerem um laço de cooperação.


O principal fator global ao qual as cidades-irmãs se fundamentam é o conceito de correspondência. Este conceito é percebido na rede mundial, em que cidades formam um conjunto e, dentro deles, estabelecem acordos de intercâmbio cultural e de partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais, além de outras atividades.


A cidade de São Paulo, por exemplo, além de ser uma cidade global, ter um posicionamento estratégico na América do Sul, apresentar enormes desafios de infraestrutura e ter um desenvolvimento econômico financeiro que a destaca, apresenta uma série de cidades-irmãs. A maior parte destas cidades são americanas, assim como as de outras capitais brasileiras. Há uma relação com Houston no que diz respeito a energia, com Portland no que se refere a crescimento sustentável, com Miami em relação ao turismo e com Nova York por serem centros financeiros.


Se interessou? Conheça nossos serviços governamentais aqui.