top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

ODS e Gestão Pública | Orbe Consultoria Internacional

Atualizado: 18 de fev. de 2021

Depois de entender o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e sua importância para a superação de todo o tipo de desigualdades, é interessante entender como eles podem ser utilizados na gestão municipal. Se você está a frente de alguma prefeitura ou tem relação com a área pública, esse texto é para você!

As ODS e a gestão municipal


Relembrando, a Agenda 2030, aprovada pela Cúpula das Nações Unidas em 2015, tem por objetivo nortear ações em busca da superação das vulnerabilidades econômicas e sociais a fim de atingir o pleno desenvolvimento. Para tanto, a Agenda é composta pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os quais, divididos em 17 objetivos, englobam diferentes áreas-chave para a garantia de superação dos principais problemas que assolam a sociedade moderna. Dessa forma, governos nacionais e subnacionais, assim como atores públicos e privados, têm incitado o debate e a implementação de medidas que incorporem as 169 metas que compõem os ODS.


Ao mesmo tempo, nota-se a crescente demanda por parte de organismos nacionais e internacionais pela implementação dos ODS a partir de ações de governos locais, estimulando através de premiações. Municípios brasileiros, como o de Hortolândia-SP, já buscam o caminho para traçar um caminho para o desenvolvimento sustentável através de parcerias com o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Alemã de Cooperação Técnica Internacional a fim de traçar um plano diretor.


Para auxiliar os gestores municipais com a adequação da cidade aos Objetivos, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibilizou um e-book completo sobre o tema. Dão passos a serem seguidos para a incorporação das ODS no município e estratégias específicas para cada Objetivo.


Pensando nas ODS e estando do lado das prefeituras, a Orbe Consultoria Internacional, com quase 20 anos de experiência, auxilia o âmbito municipal em diversos aspectos. Desde Internacionalização Municipal e atração de investimentos, até o auxílio em candidaturas de prefeitos e vereadores, a nossa empresa visa oferecer um serviço de qualidade voltado para a gestão municipal voltado à sustentabilidade.


Ficou interessado? Entre em contato conosco gratuitamente e tire todas as suas dúvidas.


Fique mais um pouco e confira o nosso blog, sempre atualizado com temas relevantes para o momento. Aproveite!


Fonte: ONU

bottom of page