top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

O que é uma Empresa Junior e como ela pode te ajudar?

Atualizado: 27 de abr. de 2020


O que é uma Empresa Júnior (EJ)?

Uma Empresa Júnior é uma organização sem fins lucrativos formada por jovens universitários que tem como objetivo principal fortalecer o empreendedorismo brasileiro por meio de atividades e projetos empresariais utilizando os conhecimentos teóricos adquiridos nas salas de aula.


Essa organização abarca os mais variados cursos e universidades por todo o Brasil, sendo regulamentada pela Lei da Empresa Júnior, 13.267/2016. Um dos principais objetivos dessas empresas é aproximar a academia e os estudantes do mercado de trabalho, por meio da prestação de serviços de consultoria, fomentando a inovação para seus clientes e promovendo o desenvolvimento profissional dos alunos. O grande diferencial de uma Empresa Júnior é sua capacidade de oferecer serviços de qualidade a um preço muito abaixo do mercado.


O Brasil é considerado o país com maior número de empresas juniores no mundo. O movimento tem se fortalecido a cada ano uma vez que o número de empresas e projetos tem crescido exponencialmente gerando impacto direto na economia nacional e na formação educativa dos jovens.


O Movimento Empresa Júnior (MEJ)

Mundialmente o movimento teve início em 1967 por estudantes da Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais (ESSEC – L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales) e no Brasil ganhou força a partir de 1988 com a fundação das primeiras empresas juniores (EJFGV, Poli Júnior e UFBA Jr.). Com o crescimento do movimento pelo país, fez-se necessário a criação de confederações como a Brasil Júnior, a Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) e o Núcleo São Carlos para gerenciar e apoiar as atividades executadas pelas empresas.


O Movimento Empresa Júnior movimenta mais de 20 milhões de reais anualmente e já impactou a formação profissional de mais de 22 mil universitários no Brasil. Sua missão "é formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil".


Mapa de densidade de EJs ao redor do mundo. Quanto mais escuro, maior a densidade. (Fonte: JADE Belgium)


Conheça a Orbe Consultoria Internacional

Sabendo o que é uma Empresa Júnior e sua importância para a economia brasileira conheça mais sobre a Orbe Consultoria Internacional. Nós somos uma Empresa Júnior de Relações Internacionais vinculada a Universidade Estadual Paulista - UNESP e atuamos na prestação de serviços para empresas que desejam internacionalizar e órgãos públicos que buscam desenvolvimento.


bottom of page