Os tipos de madeira brasileira e seus principais destinos


Exportar madeira para o mercado internacional é desejo de muitos empreendedores do segmento florestal. Com as oscilações constantes no comércio, a exportação vem como uma possibilidade de alcançar novos clientes . Agora que você já sabe como ocorre o processo de exportação de madeira brasileira, a Orbe Consultoria Internacional trouxe os principais destinos e tipos de madeira exportados!


Exportação de Madeira em Bruto

A madeira brasileira é vendida para o exterior em toras ou serrada em metros cúbicos, sendo o eucalipto e pinus os tipos de madeira mais exportados para fora do Brasil. Outros tipos de madeira, como ipê e itauba, também vêm sendo muito procurados pela indústria da construção pela Europa e pelos Estados Unidos.


A madeira em bruto, assim como o nome aponta, é vendida de forma bruta, ou seja, sem passar por nenhum acabamento mais refinado. Essa madeira pode conter algumas imperfeições e a superfície áspera. Esse tipo é mais utilizado em construção por ser mais barato e por nesse segmento não haver necessidade de estarem visíveis, como estrutura em telhados, coberturas e alicerces.


As exportações de madeira foram bastante defendidas pelo presidente do Brasil no início do ano de 2019, o que impulsionou as exportações do produto . Houve um acréscimo de quase 39% nessas exportações, gerando uma receita de mais de 80 milhões de dólares no ano passado. Confira agora quais são os principais destino da madeira brasileira.


Principais países importadores de madeira brasileira

De acordo com o MDIC, no ano de 2018, os 5 países que se destacaram como principais destinos de exportação da madeira brasileira foram os Estados Unidos na primeira posição, seguidos por México, China, Reino Unido e Japão. A maior variação do ano de 2017 para o ano de 2018 pode ser observada pelo Reino Unido, o qual exportou 15% a mais que o ano anterior. Em seguida, aparece os Estados Unidos, que exportou 11% a mais. China e Japão apresentaram variação negativa, enquanto o México obteve uma variação modesta.


No entanto, quando tratamos apenas do tipo madeira em bruto, o cenário muda. Em 2019, A Índia lidera esse quadro como principal importador da madeira em bruto do Brasil, enquanto a China aparece em segundo, seguida de Vietnã, Portugal e Itália.


É interessante lembrar que no Brasil, a atividade de reflorestamento apresenta uma importante dimensão econômica. Estamos entre os 10 maiores produtores florestais do mundo e possuímos o maior rendimento mundial na produção de eucalipto e pinus, com custo inferior ao de importantes concorrentes , Chile, EUA, Nova Zelândia.


Saiba como encontrar clientes no exterior

Para vender madeira ao mercado externo, a indústria madeireira precisa conhecer quais são seus compradores. Por isso, a prospecção é fundamental, pois tem o objetivo de buscar mercados e compradores interessados em determinados produtos. Além disso, é nesse momento que o empresário irá conhecer as Barreiras Tarifárias e Não-Tarifárias dos países importadores. A partir de uma pesquisa de mercado você poderá levantar informações sobre os preços praticados, a logística, principais destinos e a quantidade a ser exportada. A participação em feiras internacionais também pode favorecer novos contratos e acordos comerciais e facilitar as negociações entre o exportador e o importador.


Pensando nisso, a Orbe Consultoria Internacional elaborou as melhores estratégias de exportação para você. Através do nosso serviço de Identificação de Mercados, você saberá o país certo para o seu produto, sendo esse o primeiro passo para uma exportação de sucesso. Analisamos parâmetros setoriais, comerciais e competitivos para que com esse serviço você possa direcionar seu processo exportador de maneira segura e eficaz.


Ficou interessado em exportar madeira mas não sabe começar sozinho? A Orbe Consultoria pode te auxiliar nessa empreitada. Agende já o seu diagnóstico gratuito conosco e transforme a sua distância em oportunidade. Também não deixe de conferir os nossos materiais gratuitos sobre o processo de exportação e saber sobre os nossos outros serviços!


Fontes: MataNativa | Remade | FazComex




Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.