top of page
Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Foto do escritorOrbe

Como a exportação pode te ajudar em épocas de crise?

Atualizado: 21 de fev. de 2021

O cenário de instabilidade causado pela pandemia do novo coronavírus tem atingido as mais diversas áreas da economia. Especialistas do mercado financeiro projetam uma diminuição de aproximadamente 3,76% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2020, além de possíveis efeitos drásticos na taxa de inflação e na cotação do dólar. Para driblar os impactos econômicos e financeiros, instituições de diferentes segmentos têm buscado alternativas para se adaptar às novas demandas, entre elas, a adequação da rotina empresarial para o ambiente virtual e a exportação se destacam como estratégias para combater os danos gerados pela crise.

Mas afinal, o que é exportação?

A exportação é considerada pelos empreendedores brasileiros uma das melhores estratégias de sobrevivência para os períodos de crise. O processo de exportação, basicamente, é a entrada de uma empresa no mercado estrangeiro.



Quais benefícios a exportação vai te trazer?

  • Menor dependência do mercado local e por consequência, da economia local;

  • Mais experiência para seu negócio;

  • A criação de uma marca global.

Outro ponto a se considerar é o aumento da produção que a sua empresa terá devido ao aumento da demanda causado pela exportação, tendo como consequência um menor tempo de ócio na sua empresa, ao mesmo tempo em que sua produção aumenta a compra de matéria-prima também aumenta, ou seja, você pode comprar mais por menos, já que você poderá negociar descontos maiores por conta da maior quantidade comprada.


A modernização da empresa também é um aspecto que não podemos deixar de levar em consideração, o processo de exportação demanda muito da empresa que quer se adequar ao molde internacional, no entanto, essa modernização vai fazer com que sua empresa se destaque de seus concorrentes (principalmente no cenário nacional) em diversos aspectos como a qualidade do produto, produção mais rentável, estratégia de marketing mais madura e claro o reconhecimento internacional.


Diferente do que muitos pensam a exportação não é restrita apenas as gigantes multinacionais, e nós da Orbe podemos te ajudar nesse processo!

Por que exportar durante a crise?

O Brasil enfrenta um cenário complexo diante da pandemia causada pelo COVID-19. O maior número de casos da doença e a desaceleração produtiva por conta do isolamento social impactam tanto na procura pelos produtos, quanto no poder de compra da população nacional, o que causa um menor ganho no setor privado. Neste cenário, o mercado interno brasileiro se encontra fragilizado e a taxa de câmbio elevada, formando a combinação perfeita para procurar por outros mercados por meio da exportação, já que ao mesmo tempo em que você consegue escapar do problema interno você recebe em outra moeda que não esteja tão desvalorizada quanto o real.


Além disso, com a crise, o governo brasileiro abriu alguns incentivos fiscais que podem ser usufruídos, como:

  • Operações e financiamento de liquidez - Um programa do banco central, de R$ 1,2 trilhão (US$ 233,8 bilhões), para injetar liquidez por meio da compra de pacotes de carteiras de empréstimos bancários; novas regras que permitem aos bancos oferecerem a empresas e famílias empréstimos maiores e melhores condições; intervenção do banco central nos mercados de câmbio e recompras de títulos soberanos em dólar;

  • Aumento no prazo para pagamento para empresas em regime drawback – O regime drawback adotado por empresas permite que as empresas fiquem isentas temporariamente das taxas aduaneiras do processo de exportação, com a pandemia o governo brasileiro prorrogou o pagamento para mais 1 ano;

  • Painel de Comércio COVID 19 – A agência APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) criou um painel de controle para auxiliar as empresas brasileiras na identificação dos eventuais impactos provocados pela pandemia no comércio exterior brasileiro;

  • Cartilha do exportador na pandemia do Coronavírus - Para garantir o aumento da exportação brasileira durante a pandemia, a Apex-Brasil também criou uma cartilha para o exportador que precisa se reinventar neste momento de crise causada pelo coronavírus.


Mas os outros países não estão passando pela mesma crise?

Apesar de o coronavírus ter chegado em quase todos os países do mundo, alguns desses países já apresentam uma melhora econômica, e o mais importante: já esboçam uma volta à normalidade no mercado. Entre esses, podemos citar alguns dos países que conseguiram contornar o coronavírus, e que podem ser uma boa opção para sua empresa exportar:

  • Nova Zelândia: Após ter adotado um sistema de lockdown por três meses, o país permitiu a reabertura de obras, comércios, escolas, bares e restaurantes, o programa de estímulo financeiro realizado pelo governo conseguiu manter a economia do país relativamente bem, não afetando o mercado consumidor, dois fatores essenciais nesse cenário de pós-pandemia para considerar o seu alvo para a exportação;

  • Espanha: Embora muito afetado pelo vírus, o país já começa a respirar, e como o primeiro-ministro espanhol disse “O pior da pandemia já passou”. Com o fim do confinamento a economia espanhola volta a funcionar e com uma boa previsão já que é provável a injeção de dinheiro na economia por parte da União Europeia. Esses estágios de recuperação somados aos futuros incentivos por meio de financiamento no país formam a receita perfeita para o crescimento no mercado.

  • Uruguai: O governo uruguaio anunciou a retomada do comércio, os quais foram fechados em março junto a parques e praças públicas. A retomada do comércio mostra uma boa previsão para o país e por ser um país fronteiriço deve ser considerado para o processo de exportação.

Então, ficou Interessado nas oportunidades internacionais de mercado?

Sabendo da dificuldade de definir um mercado que seja de fato promissor para a exportação com o cenário atual, a Orbe Consultoria Internacional tem o serviço perfeito para que você não erre o destino do sucesso, conheça mais sobre o nosso serviço de Identificação de Mercados e agende uma reunião de diagnóstico com a nossa equipe, é gratuita!


Aproveite e fique um pouco mais! Com 17 anos de mercado a Orbe Consultoria Internacional vem se renovando constantemente, conheça nossos materiais gratuitos para tirar dúvidas sobre todo o processo de exportação.





bottom of page