Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Orbe

Saiba porque a inflação está crescendo tanto ultimamente.

Nos últimos meses, temos nos deparado com inúmeras notícias sobre o aumento da inflação, ou sobre a alta dos preços de bens de consumo duráveis e não duráveis. Além disso, como mencionamos em um de nossos artigos (clique aqui para saber mais), os preços da gasolina têm subido cada vez mais. Mas você sabe o que é a inflação, e o que causa esse aumento repentino nela e qual o resultado que ela traz para o Brasil?


Nesse artigo, explicaremos melhor o que é inflação, e sua respectiva importância. Mas poxa, você caiu de paraquedas aqui, e não sabe quem é a Orbe ou os serviços que oferecemos?


Nós somos uma empresa júnior de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista, a UNESP, localizada em Franca, e desde 2003 realizamos serviços de consultoria internacional. Se você ficou curioso, clique aqui para conhecer mais dos nossos serviços.


O que é inflação?


Segundo o Banco Central do Brasil, a inflação é caracterizada pelo aumento dos preços de bens e serviços em uma determinada moeda, e ela é medida pelos índices de preços. Desse modo, ela implica a diminuição do poder de compra da moeda, sendo uma consequência de diferentes fatores, mas que se resumem no aumento contínuo no preço de bens e serviços, em um determinado local e em determinado período de tempo. A inflação é uma medida que tenta sintetizar aumentos em preços e serviços em geral, não sendo explicados somente por uma ou outra mudança.


O que causa a inflação?


A inflação pode ser causada pela variação da demanda, como por exemplo, quando ocorre um aumento ou diminuição no salário mínimo, aumenta o poder aquisitivo; logo, a população compra mais, e a inflação sobe mais pois a demanda está menor. Outro motivo pode ser uma alta súbita no preço de commodities, fazendo com que parte da população se dedique ao consumo dessa commodity, diminuindo o consumo interno. O custo de produção dos serviços aumenta, e isso faz seu custo de venda aumentar, caracterizando o fator de custos.


Podem ocorrer também fenômenos estruturais para explicar a inflação, sendo resultado da falta de eficiência da infraestrutura produtiva da economia do país, ou inerciais, que não têm fundamentos em nenhum dos outros fenômenos, pois ocorre porque algum agente econômico iniciou um processo de reajuste de preços e os demais agentes, em uma atitude reativa para não perder o poder de compra, fazem o mesmo.


Consequências da inflação