Business%20Colleagues_edited.jpg
  • Orbe

Público-alvo: entenda sua importância para as exportações!

Atualizado: 18 de mar. de 2021


Se você quer exportar, muitas vezes já se pegou pensando como funciona o processo, como e quanto terá que investir, como vender e como desenvolver seus produtos no exterior para obter um resultado positivo!


Neste breve artigo, nós da Orbe - Consultoria Internacional vamos explicar tudo a respeito sobre público-alvo, e por quê é essencial investir nesta área tão estratégica para obter bons resultados, além de prepará-lo para eventuais problemáticas que podem surgir ao longo de sua jornada!


Poxa! O conteúdo parece perfeito para sanar suas dúvidas, mas você não sabe quem é a Orbe - Consultoria Internacional. Não tem problema! Nós te contamos: somos uma Empresa Júnior de Relações Internacionais vinculada à Universidade Estadual Paulista, uma das maiores universidades da América Latina, e existimos desde 2003 oferecendo serviços e soluções para internacionalização de empresas e órgãos públicos. Ficou curioso? Venha descobrir tudo sobre nós!


O que é Público-alvo?


A partir dos pensamentos de Philip Kotler, com o surgimento do chamado Marketing 2.0, que conseguiram interpretar que a massa de clientes ou que seus consumidores não são uma massa homogênea. Desta forma, as empresas conseguiram detectar características em comum e agrupá-las, assim surge o conceito de público-alvo.


Então mercado-alvo, segmento-alvo, público-alvo ou em inglês target pode-se entender como um agrupamento de consumidores que apresentam características comuns identificadas pelas empresas a partir de uma análise de dados mercadológicos, a qual, direciona suas campanhas e estratégias.


Como dito anteriormente, a definição de público-alvo vem de um estudo de mercado, uma análise que consiste averiguar informações relevantes onde o desenvolvimento é mais propício. Por isso é necessário identificar e definir as segmentações de mercado, que consiste em uma divisão de consumidores que apresentam perfis semelhantes conforme características demográficas e comportamentais como idade, gênero, escolaridade, estilo de vida, personalidade dentre outras que demonstram maior relevância para a empresa, que consequentemente influenciam decisões de consumo.


Após constatar os segmentos de mercado, a empresa deve escolher aquele ou aqueles em qual direcionar suas estratégias e investimentos em marketing por objetivo de alcançar o maior número de pessoas que tenham afinidade com sua marca, seu produto ou serviço.


Por que definir Público-alvo?


É lógico que você, enquanto empresário, quer que sua marca ou seu produto atinja o objetivo de alcançar e impactar a sociedade, seja ela nacional ou internacional. Mas é sempre