Quais os melhores mercados para exportar carne de frango?



Tem interesse em entrar no gigante mercado de exportação de carne de frango brasileiro? Neste post a Orbe vai te contar quem são os maiores compradores de carne brasileira e suas principais características!


No nosso texto anterior O mercado de carne de frango, a Orbe te explicou como é o mercado para a carne de frango, como você pôde ver é um setor que sempre está em expansão e que o Brasil tem um papel importantíssimo no cenário mundial, por isso neste post, a gente vai te mostrar os países que mais importam a carne de frango brasileira e os principais aspectos deles, para você, futuro exportador, começar a traçar sua estratégia de exportação!


1. China 🇨🇳

Sendo uma gigante da economia mundial, Brasil e China sempre apresentaram relações econômicas muito aproximadas sendo ela, atualmente, a maior compradora e investidora no país. Apresentando aproximadamente 21% do destino da exportação do frango brasileiro, é importantíssimo se manter atualizado sobre possíveis acordos comerciais que facilitam ainda mais a vida dos exportadores.


Ainda é importante considerar que devido a pandemia do corona vírus e aos relatos de gripes aviárias na China os consumidores do mercado chinês procuram cada vez mais por um produto de qualidade e seguro, status que a carne brasileira sempre possuiu, essa preocupação se traduz em resultados: As exportações do alimento para a China aumentaram em 55% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.


2. Arábia Saudita 🇸🇦

Embora em 2019 a Arábia Saudita tenha barrado a permissão de 5 frigoríficos brasileiros de exportar para o país, a relação entre o Brasil e o governo saudita continua muito boa. O país que foi líder de importação da carne brasileira por 8 anos seguidos continua com um consumo em massa da carne vinda do Brasil, fazendo com que o Brasil seja o maior exportador de carne halal do mundo.


A queda de 1% nas importações sauditas não significam grande dano, já que deve–se considerar que muito dos produtos desejados pela Arábia Saudita não puderam ser totalmente supridos por conta da altíssima demanda chinesa.

3. Japão 🇯🇵

Outro importante parceiro comercial para o Brasil, o Japão há anos vêm sendo um dos principais compradores da carne brasileira e em 2020 foi responsável por 12% da exportação de carne de frango brasileira total, tendo crescido a participação na importação em relação ao ano passado em aproximadamente 8%.


Embora muitos pensem que a relação Japão-Brasil tenha se enfraquecido nas últimas décadas os números não mentem, ano passado o Japão chegou a ser o segundo maior importador, e assim como no caso da Arábia Saudita tem parte de sua importação limitada pela imensa demanda chinesa.


4. Emirados Árabes Unidos 🇦🇪

Sendo a carne de frango o principal item exportado pelo Brasil para o Emirados Árabes Unidos. A nova pauta exportadora feita pelo governo brasileiro em conjunto ao governo do Emirados Árabes faz com que esses dois mercados tenham cada vez mais proximidade criando uma grande oportunidade para a busca de novos mercados.


A compra das carnes brasileiras pelo Emirados Árabes Unidos representa 7% da exportação total crescendo cada vez mais desde 2015.


Como se pode ver a relação brasileira com o mercado árabe e o mercado asiático é muito grande e movimenta bilhões de dólares na economia mundial, podendo ser muito proveitoso se você tem uma empresa e pretende começar a buscar por mais mercados fora das américas.


Para isso é muito importante que se estude todas as especificidades do mercado alvo, e a Orbe Consultoria Internacional é sua maior aliada nesse momento, com nosso serviço de Estudo de Mercado nós podemos te ajudar a entender todos os aspectos culturais, econômicos e geográficos do seu futuro parceiro comercial.


Já tem essas informações mas ainda se sente inseguro com toda a burocracia envolvida? Não se preocupe! Com nossa Análise Burocrática você saberá todos os trâmites legais para fazer com que sua marca se torne global!


Quer aprender um pouco mais sobre exportação? A Orbe Consultoria Internacional vem se renovando constantemente, conheça nossos materiais gratuitos para tirar todas as suas dúvidas.


Fontes: G1 | Girodoboi | Avisite | Itamaraty | Extra Notícias | FazComex | Notícias Uol | Avicultura Industrial





Agende um diagnóstico gratuito!

arrow&v
arrow&v
arrow&v
arrow&v

© 2020 | Empresa Júnior de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, São Paulo.